quinta-feira, 4 de abril de 2024

OS EUA E O ÍSIS: É COMPLICADO

Embora o ISIS-K tenha assumido a responsabilidade pelo tiroteio em Moscovo, o presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu que os Estados Unidos podem estar por trás do ataque.

MintPress NewsAlan MacLeod* | # Traduzido em português do Brasil

Embora não tenha fornecido provas para a sua afirmação, é verdade que o ISIS e o governo dos Estados Unidos têm uma relação longa e complicada, com Washington a utilizar o grupo para os seus próprios fins geopolíticos e que antigos combatentes do ISIS estão activos na Ucrânia, como explora o MintPress News.

UM ATAQUE BRUTAL

Em 22 de março, homens armados abriram fogo contra a Prefeitura de Crocus, em Moscou, matando pelo menos 143 pessoas. As autoridades detiveram quatro suspeitos que alegam estarem fugindo para a Ucrânia. O ataque foi apenas um de vários planejados. Depois de receber denúncias internacionais, a polícia russa frustrou várias outras operações.

O ISIS-K, a divisão do Estado Islâmico no Afeganistão e no Paquistão, assumiu imediatamente a responsabilidade pelo tiroteio, com as potências ocidentais – especialmente os Estados Unidos – a tratarem o assunto como um caso aberto e encerrado. Vladimir Putin, no entanto, sentiu-se de forma diferente, sugerindo que a Ucrânia ou mesmo os Estados Unidos poderiam ter estado de alguma forma envolvidos. “Sabemos quem executou o ataque. Mas estamos interessados ​​em saber quem ordenou o ataque”, disse, acrescentando : “Surge imediatamente a questão: quem beneficia com isto?”

Há muito que Moscovo acusa os serviços de inteligência ucranianos de recrutarem combatentes do ISIS para unirem forças contra o seu inimigo comum. Acredita -se que o grupo paramilitar de extrema direita Right Sektor tenha treinado e absorvido vários ex-soldados do ISIS da região do Cáucaso, e milícias ucranianas foram vistas ostentando emblemas do ISIS. No entanto, não existem ligações claras e oficiais entre o governo ucraniano e o ISIS, e os suspeitos – todos tadjiques – não têm ligações publicamente conhecidas com a Ucrânia.

Esta não é a primeira vez que o ISIS tem como alvo a Rússia. Em 2015, o grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque ao voo Metrojet 9268, que matou 224 pessoas. Também esteve por detrás dos ataques de Janeiro de 2024 ao Irão, que mataram mais de 100 pessoas, comemorando o assassinato de Qassem Soleimani, o general iraniano responsável por esmagar o ISIS como força no Iraque e na Síria.

JUNTE-SE A MIM -- Carlos Latuff

Carlos Latuff | MintPressNews | # Traduzido em português do Brasil

Ei pessoal,

Meu nome é Carlos Latuff, sou um artista político e estou aqui para dizer que o MintPress News acaba de lançar uma campanha de arrecadação de fundos.

É a sua oportunidade não só de apoiar meios de comunicação alternativos e independentes, mas também a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão que estão sob ataque de organizações como o Google, o Facebook e os principais meios de comunicação social.

Apoie a mídia alternativa, apoie a liberdade de expressão, apoie o MintPress News em sua campanha 'Diga Não à Censura' .

Carlos Latuff

MintPressNews

As fogueiras da União Europeia onde arde a liberdade


Confrontados com o colapso mais do que anunciado do regime de Kiev e de tudo o que ele representa; a UE enfrenta um desafio para sobreviver.

Hugo Dionísio* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

A União Europeia apresenta todos os sintomas de uma estrutura em crise profunda. Tal como outras organizações do passado, quanto mais tenta transmitir uma imagem de coesão interna, maiores são as fissuras que cria, assentes na exigência cada vez mais rígida de cumprimento das regras que esta aparência de coesão exige.

Para afirmar o seu poder político, Bruxelas apresenta-se como um poder tão distante quanto inatingível, tão superior que tudo o que possui é inquestionável. Colocando-se nesse pedestal, Bruxelas arroga-se uma suposta sabedoria e omnisciência, apoiando-se num processo de comunicação muito bem construído, baseado na ideia de um poder acima de todos os outros, acima dos poderes eleitos, acima dos “governos populares”: “A UE disse que…”; “a UE diz que você não pode…”; “o governo pediu à UE que…”; “a UE avisou que…”; “o governo foi forçado pela UE a…”. Conseguimos tudo isso, sem questionamento, crítica ou reflexão. Uma espécie de extensão europeia da teoria de “uma nação indispensável”.

Se, até certo ponto, estávamos diante de um poder autoimposto, autossuficiente, cuja inatingibilidade bastava para desencorajar qualquer ideia contraditória, dada a monumentalidade da tarefa que consistia em enfrentar não um governo, mas “o governo de todos os governos”; hoje, Bruxelas já não se contenta com esta superioridade ontológica e exige uma prova inequívoca de lealdade.

Isto significa que aderir ou não à “narrativa” apresentada pela burocracia europeia há muito que deixou de ser um acto voluntário. A lealdade é agora demonstrada pelo vigor e rigor com que a ideologia da UE é internalizada – na minha opinião, é mais como uma idolatria. Houve um momento que serviu de sinal para a ativação de mecanismos de conformação de opiniões à “narrativa” emanada da União. Esse momento foi 25/02/2022. Mesmo com a Covid, embora já existisse um controle férreo sobre a circulação de informações que questionavam as vacinas, os métodos e as políticas em desenvolvimento, na Europa não vimos o uso atual de meios coercivos diretos para silenciar, condicionar ou responsabilizar aqueles que o fizeram. não aderir à “narrativa”.

Mas nos últimos dois anos, tal como em tempos passados ​​e mais inquisitoriais, tem sido exigida uma prova de lealdade, sob a forma de adesão a um discurso, a uma narrativa, a uma idolatria. E a verdade é que poderes deste tipo, ao longo da história, sempre escolheram a “desinformação” e a “propaganda” dos seus inimigos como a semente original do condicionamento!

EUA E ISRAEL: ESTÚPIDO E ESTÚPIDO. ATAQUE À EMBAIXADA DO IRÃ, ATAQUE WCK

Julian Macfarlane* | South Front | $ Traduzido em português do Brasil

Desespero sionista

Israel está ficando desesperado.

O que os Russos chamam de “Maioria Mundial” vê agora a “Entidade Sionista” como um Estado pária – e uma ameaça.

Embora os EUA continuem a gastar dólares dos contribuintes dando ajuda financeira a Israel e bombas e munições para matar crianças, as próximas eleições forçaram o regime neo-sionista de Biden a abster-se nas resoluções do Conselho de Segurança contra Israel, num esforço para parecer vagamente humano.

Mas desde a sua fundação, Israel rejeitou as normas internacionais – contando com o apoio instintivo dos EUA – que, pelo menos até agora, sempre obteve – mesmo quando afundou o USS Liberty.

Mas a guerra contra o Hamas não está a correr bem.

O Hezbollah mantém a pressão.

Israel evacuou cerca de 80 mil pessoas dos assentamentos do norte e enviou 100 mil soldados para a fronteira. O Hezbollah está a progredir – e fabrica muitas das suas próprias armas, recorrendo à experiência e aconselhamento iranianos. Além disso, tem procurado e encontrado soluções alternativas para penetrar no sistema Iron Dome de Israel.

O Hezbollah beneficia da experiência da Força Qds, tal como os Houthis queparalisaram com sucesso o tráfego marítimo para Israel  – embora os israelitas tenham criado uma ponte terrestre entre a Arábia Saudita e Israel através da Jordânia. Não pode realmente compensar logisticamente usando camiões – claro, e também abre novas oportunidades para o Eixo da Resistência.

A Resistência Islâmica no Iraque preparou o seu equipamento para equipar os irmãos, os Mujahideen da Resistência Islâmica na Jordânia, para atender às necessidades de 12.000 combatentes com armas leves e médias, lançadores anti-blindados, mísseis táticos, milhões de munições e toneladas de explosivos.  Oficial de segurança das Brigadas Iraquianas do #Hezbollah, Hajj Abu Ali Al-Askari .

A economia israelita está a afundar-se rapidamente juntamente com os navios no Mar Vermelho.

EXÉRCITO RUSSO EMPURRA A LINHA DE FRENTE DO DONBASS PARA O OCIDENTE

South Front | # Traduzido em português do Brasil | ver vídeo

Após uma breve pausa, os militares ucranianos retomaram os ataques com drones nas áreas de retaguarda russas. Em 2 de abril, os UAV ucranianos chegaram à República do Tartaristão. Um dos alvos era um dormitório na zona económica especial conhecida como Alabuga, onde os UAV russos Geran são alegadamente produzidos. As oficinas não foram danificadas, mas pelo menos sete civis ficaram feridos.

Outro UAV teve como alvo uma refinaria de petróleo na região, mas foi suprimido por meios de guerra electrónica russos.

Os alvos do ataque estão localizados a mais de 1.000 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Os militares ucranianos provavelmente usaram drones kamikaze de longo alcance baseados em aeronaves com motores leves. Por exemplo, este poderia ser o Aeroprakt A-22 ucraniano atualizado para um veículo não tripulado com maior alcance de voo. Estas aeronaves de motor ligeiro foram anteriormente utilizadas pelos serviços especiais ucranianos para ataques às refinarias de petróleo russas em áreas de retaguarda, bem como para transferir armas através da fronteira.

De acordo com outros relatórios, os militares ucranianos usaram os UAVs aerotransportados UJ-22, cujo alcance máximo de voo é supostamente de cerca de 800 quilômetros.

Os militares russos também não perderam tempo na noite passada. Uma nova onda de ataques de precisão teve como alvo instalações energéticas ucranianas que satisfazem as necessidades do seu complexo militar-industrial. As autoridades locais ucranianas confirmaram danos em Krivyi Rih. Mais explosões trovejaram nas regiões de Dnipropetrovsk, Zaporozhie e Kharkiv.

BLOG DE GAZA: Khamenei: Você se arrependerá | Número de mortos ultrapassa 33.000

Israel prepara-se para a resposta iraniana – Dia 181

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ameaçou Israel em um tweet em hebraico, enquanto Tel Aviv ativou a tecnologia anti-bloqueio de GPS em preparação para uma resposta iraniana. 

O número de mortos ultrapassou os 33.000 em Gaza, enquanto Israel realizava seis massacres nas últimas 24 horas, matando 62 pessoas e ferindo outras 91. 

Os Estados Unidos teriam expressado a sua frustração a Israel, mas as autoridades norte-americanas disseram que Washington não mudará a sua política. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 32.975 palestinos foram mortos e 75.577 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Clique aqui para ver os blogs anteriores.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Quinta-feira, 4 de abril, 13h30 (GMT+2)

AXIOS: Espera-se que a ligação do presidente dos EUA, Joe Biden, e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu seja tensa devido ao incidente com a equipe da Cozinha Central Mundial (WORLD CENTRAL KITCHEN).

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: o gabinete de segurança concedeu poderes adicionais à delegação negociadora após a reunião do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com as famílias das mulheres soldados detidas em Gaza.

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: o gabinete de segurança concedeu poderes adicionais à delegação negociadora após a reunião do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com as famílias das mulheres soldados detidas em Gaza.

SIGA NOSSO BLOG AO VIVO: https://t.co/NgBWYSWyLM pic.twitter.com/Xgz0big8MA

– The Palestine Chronicle (@PalestineChron) 4 de abril de 2024

Armamento de Israel fornecido pelo Reino Unido viola direito internacional -- ex-juízes

Ex-juízes da Suprema Corte dizem que o armamento de Israel pelo Reino Unido viola o direito internacional

Exclusivo: Mais de 600 advogados proeminentes assinam carta que pede o fim das exportações como uma ‘medida para prevenir’ o genocídio

Haroon Siddique Eleni Courea Patrick Wintour | The Guardian | # Traduzido em português do Brasil

Três ex-juízes do Supremo Tribunal, incluindo a ex-presidente do tribunal, Lady Hale, estão entre os mais de 600 advogados, académicos e juízes seniores reformados que alertam que o governo do Reino Unido está a violar o direito internacional ao continuar a armar Israel.

Numa carta ao primeiro-ministro, os signatários, que também incluem antigos juízes do tribunal de recurso e mais de 60 KCs, afirmam que a actual situação em Gaza é “catastrófica” e que dada a conclusão do Tribunal de Justiça Internacional (CIJ) de que há existe um risco plausível de cometimento de genocídio , o Reino Unido é legalmente obrigado a agir para evitá-lo.

carta de 17 páginas , que também constitui um parecer jurídico, foi enviada na noite de quarta-feira e diz: “Embora saudemos os apelos cada vez mais robustos do seu governo para a cessação dos combates e a entrada desimpedida de ajuda humanitária em Gaza, simultaneamente para continuar (para citar dois exemplos marcantes) a venda de armas e sistemas de armas a Israel e manter as ameaças de suspensão da ajuda do Reino Unido à Unwra fica significativamente aquém das obrigações do seu governo ao abrigo do direito internacional.”

Isso ocorre no momento em que os parlamentares conservadores pressionam Rishi Sunak para que aja depois que sete trabalhadores humanitários internacionais, incluindo três cidadãos britânicos , foram mortos por um ataque aéreo israelense em Gaza na segunda-feira. Fontes do partido acreditam que o secretário dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, tem pressionado o governo a endurecer a sua abordagem a Israel, mas encontrou resistência por parte de Downing Street.

Três parlamentares conservadores e um ex-ministro agora no Lordes disseram que o Reino Unido deveria parar de exportar armas para Israel após o ataque aéreo, enquanto as conclusões de uma pesquisa YouGov, realizada antes da greve, sugeriram que o governo e os trabalhistas estão em descompasso com a opinião pública. sentimento, com uma maioria de eleitores – de 56% a 17% – a favor da proibição de armas.

Genocidas e Nazis São Democratas -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Em Gaza os hospitais são terroristas. Aí os nazis de Telavive não deixam pedra sobre pedra. Matam e prendem o recheio: Técnicos de saúde, doentes e refugiados dos prédios que foram demolidos à bomba, por também serem terroristas. Na Faixa de Gaza, a maior prisão do mundo a céu aberto, a água é terrorista. O governo de Israel corta a água aos prisioneiros palestinos. A comida é terrorista. Não entra pó de farinha nem um grão de arroz na prisão. As crianças palestinas são terroristas. Morte às crianças. As mães de Gaza são terroristas. Esmagamento total das terroristas.

O exército dos nazis de Telavive anunciou que concluiu a operação militar no hospital Al Shifa, um perigoso terrorista. Não ficou pedra sobre pedra. Vive a morte! Para trás ficaram os mortos. Centenas de mortos. Todos terroristas, dos médicos aos enfermeiros, dos auxiliares aos funcionários administrativos, dos doentes aos refugiados. Israel é uma democracia perfeita em luta contra o terrorismo. Na Palestina até os lugares de culto são terroristas. As escolas são terroristas. As universidades são perigosas terroristas. Os jornalistas são terroristas. Os campos de refugiados são terroristas. Os nazis de Telavive estão a salvar o mundo do terrorismo na Faixa de Gaza como a Ucrânia salva a democracia no ocidente alargado. 

O parlamento de Israel aprovou uma lei que permite aos nazis do governo expulsarem os Media que não se submetem à censura prévia. Mais uma vitória estrondosa na luta contra o terrorismo. Em Washington uma menina disse, com ar de quem é danada para a brincadeira, que Joe Biden está muito preocupado. Já nem o viagra lhe dá nguzu. E o Mais Velho Sambo fechou a ervanária. Vendia Pau de Cabinda às toneladas. Aquilo espalhava-se pelo corpo todo.

Os nazis de Telavive são os exterminadores do terrorismo. A ONU é terrorista. No Conselho de Segurança são todos terroristas menos os EUA. O Tribunal Internacional de Justiça é terrorista. As organizações que fazem trabalho humanitário são terroristas. Vai tudo à frente. Os assassinos Biden, Blinken e Austin armam os exterminadores dos terroristas. Financiam e apoiam politicamente os genocidas. Assim se mantem firme a “luta contra o terror”. Desde que Washington lançou esta moda, milhões de civis inocentes foram assassinados. Países destruídos. Milhões de refugiados e deslocados. A festa continua. Países como a Ucrânia entram com carne para os canhões. Angola é candidata.

Esta madrugada os nazis de Telavive assassinaram sete trabalhadores humanitários da World Central Kitchen. Os Media do ocidente alargado só lhe chamam WCK porque assim os consumidores ficam a pensar que é uma espécie de central de terroristas. O qual não. É uma “cozinha” que distribui comida a quem tem fome. 

A organização atreveu-se a criar uma linha de abastecimento à população da Faixa de Gaza a partir de Chipre. Terroristas! Os sete assassinados pelos nazis de Telavive distribuíam comida terrorista aos terroristas! Uma jovem australiana, “Zomi” Frankcom, acabou crivada de balas por ter o sonho de dar de comer a quem tem fome. Dos outros assassinados três eram palestinos, um britânico, um polaco e um canadiano que tem igualmente cidadania norte-americana. No ocidente alargado, União Europeia, Polónia, Reino Unido e Bélgica protestaram. Israel é a democracia mais perfeita do mundo, disse Biden!

Isso de democracias é mesmo truque de branco. Eles vão evoluindo. Começaram por enganar os africanos com espelhos e missangas. Depois foi a fase da cruz de Cristo e os catecismos. Mais tarde vinho e aguardente. Por fim o colonialismo, coisa civilizada que se expressava de forma eloquente no esclavagismo. Com as independências dos países africanos avançaram com a democracia. Omar Bongo era Presidente do Gabão há três anos quando morreu De Gaulle. Entrevistado no aeroporto de Orly, em Paris, chorava convulsivamente e só dizia entre soluços: Morreu meu Papá De Gaulle! Um democrata a cem por cento.

Félix Houphouët-Boigny, Papa Houphouët, Presidente da Costa do Marfim, foi ao funeral de Pompidou. Entrevistado à sua chegada a Paris, não conseguia falar. Só balbuciava: Morreu meu Pai Pompidou! Morreu meu Pai Pompidou. Um democrata Franco CFA. 

Agostinho Neto dizia que África era um corpo inerte onde os abutres debicavam as suas riquezas. Ditador! Fundou a República Popular de Angola, um “regime autoritário”. Muito abaixo de regime hibrido ou de democracia imperfeita, truque inventado pela The Economist, uma coisa dos serviços secretos britânicos. Atenção, muita atenção! João Lourenço guindou Angola ao honroso lugar 107 e ao estatuto de “regime hibrido”. Deve ser por isso que as petrolíferas estrangeiras estão isentas de cumprir a Lei 2/2012 e pagam os impostos em Kwacshas ou mesmo Francos CFA.

Mais lidas da semana