domingo, 23 de abril de 2017

Eleições em França. Taxa de participação nas presidenciais sobe ligeiramente em relação a 2012

PARTILHAR

É uma subida ligeira. Comparando os dados de 2016 com os de 2012, a taxa de participação aumentou nas primeiras horas de votação.

A taxa de participação na primeira volta das eleições presidenciais em França atingia os 28,54% às 10 horas (11 horas em Lisboa), uma ligeira subida em relação a 2012 (28,29%), indicou o Ministério do Interior francês.

O grau de mobilização dos eleitores é uma das incógnitas desta eleição de resultado incerto, com quatro dos 11 candidatos com possibilidade de passar à segunda volta.

O enviado especial da TSF a França, João Francisco Guerreiro passou na manhã deste domingo por uma mesa de voto, onde uma autarca local, de origem portuguesa, notava uma afluência superior comparativamente ao ano 2012, quando se realizaram as últimas eleições presidenciais.

As sondagens mais recentes, divulgadas na sexta-feira, colocam Emmanuel Macron (centro) à frente de Marine Le Pen (extrema-direita), com 24% e 22% respetivamente, e Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e François Fillon (direita) empatados com 19%.

Quatro horas após a abertura das urnas, todos os candidatos já votaram. As assembleias de voto encerram às 20 horas em Paris e nas grandes cidades, fechando uma hora mais cedo nas outras localidades.

A segunda volta das presidenciais francesas está marcada para 7 de maio.

TSF com Lusa | Foto: Caroline Blumberg/ EPA

PARTILHAR

Author: verified_user

0 comentários: