segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Portugal | Política e politiquice

Rui Sá* | Jornal de Notícia | opinião

À hora a que escrevo não sei qual será a posição do BE na votação do Orçamento do Estado para 2021. Mas importa frisar que a votação é na generalidade, ou seja, se o mesmo passar, desce à comissão para ser analisado e votadas as diversas propostas de alteração, sendo posteriormente sujeito a votação final. Só a partir daí teremos, ou não, Orçamento.

Este "pormenor" é fundamental, dado que tenho visto na Comunicação Social títulos que induzem as pessoas em erro, anunciando posições de partidos como definitivas quando estamos perante apenas um passo, indubitavelmente importante, do processo de aprovação do Orçamento.

Claro que, quando existem maiorias absolutas (que normalmente se traduzem em absolutismo), a discussão na especialidade transforma-se, apesar da bondade das propostas dos diferentes partidos, num trabalho de marcação de posições. Com uma situação de maioria relativa, em que cada voto conta, impõe-se aproveitar todas as oportunidades para melhorar o Orçamento (na perspetiva de quem apresenta as propostas de alteração).

Por isso, o BE tem tido uma posição que, mais do que tentar introduzir melhorias no Orçamento, visa um mediatismo que começa a enjoar. Os processos negociais exigem recato, até por uma questão de ética e de lealdade - essenciais para um clima de confiança entre os negociadores. Porque coisas difíceis de alcançar podem ser revertidas por força de suscetibilidades induzidas pelas notícias. Porque se chega a uma altura em que importa mais a "notícia", a tentativa de "ganhar" na opinião pública, do que conseguir melhorar o Orçamento.

Com isto não quero dizer que o Orçamento é bom e que não há propostas do BE positivas. Pelo contrário. Mas a forma como o BE se posicionou não abona a favor da sua credibilidade. À semelhança do que acontece com o PSD, que anuncia votar contra mas admite alterar a sua posição se houver um pedido de desculpas do Governo - ou seja, o problema não é o conteúdo do Orçamento, mas a retórica.....

*Engenheiro

Sem comentários:

Mais lidas da semana