sábado, 27 de outubro de 2012

OPOSITORES RUSSOS DETIDOS DURANTE PROTESTO EM MOSCOVO

 

MDR – PNG - Lusa
 
Moscovo, 27 out (Lusa) – Vários opositores russos foram detidos hoje pela polícia durante um protesto de cerca de 200 pessoas no centro de Moscovo contra a alegada tortura de um opositor detido, anunciaram vários ativistas no Twitter.
 
“Eu estava a andar no passeio. Detiveram-me sem qualquer explicação”, escreveu o líder da Frente Esquerda, Serguei Udaltsov, um dos organizadores dos protestos maciços dos últimos meses contra o Presidente russo, Vladimir Putin.
 
Outro opositor, Alexei Navalny, colocou na rede social uma fotografia tirada dentro da carrinha da polícia onde foi levado para uma esquadra, juntamente com outro opositor, Ilya Yashin.
 
Os opositores estavam entre cerca de 200 pessoas que protestaram perto da sede dos serviços de informações da Rússia (FSB) contra “a tortura e a repressão”.
 
Em causa está a situação do opositor Leonid Razvozzhayev. A polícia anunciou que Razvozzhayev se entregou e confessou ter planeado distúrbios, mas, dias depois, o opositor retratou-se da confissão e apresentou queixa por ter sido raptado na Ucrânia. Ativistas de direitos humanos que o visitaram na prisão disseram à imprensa que Razvozzhayev foi torturado.
 
Os três opositores detidos hoje vão ser acusados de violação da ordem pública, segundo a polícia.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana