quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ENCONTRO ENTRE PR E PM EM TIMOR-LESTE ADIADO PARA SEXTA-FEIRA




Díli, 05 fev (Lusa) - O encontro previsto para hoje entre o chefe de Estado e o primeiro-ministro timorenses, Taur Matan Ruak e Xanana Gusmão, foi adiado para sexta-feira, informou fonte da presidência sem divulgar o motivo do adiamento.

"O encontro foi adiado para sexta-feira", disse a fonte à Lusa sem avançar detalhes sobre os motivos do adiamento do encontro onde se deveria debater a reestruturação do Governo.

A reunião de hoje seria a segunda entre ambos esta semana, intercaladas por encontros com os partidos com assento parlamentar.

Os dois líderes encontraram-se na segunda-feira tendo na altura Xanana Gusmão mantido as dúvidas sobre o futuro do seu Governo, confirmando apenas que o chefe de Estado vai "analisar a situação" e "ouvir os partidos políticos".

Os encontros com os partidos começaram na terça-feira com Taur Matan Ruak a receber representantes da coligação que apoia o executivo, formada pelo Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT), pelo Partido Democrático (PD) e pela Frente Mudança (FM).

Depois dessa reunião, Fernando La Sama de Araújo, líder do PD e atual vice-primeiro-ministro coordenador dos Assuntos Sociais garantiu que ainda não tinha sido apresentado qualquer documento oficial, de demissão, reestruturação ou remodelação do Governo, insistindo que "ainda estão a decorrer conversas".

No dia seguinte foi a vez do encontro com o presidente e secretário-geral da Fretilin, respetivamente Lu'Olo e Mari Alkatiri, tendo este último confirmado que Xanana Gusmão, enquanto presidente do CNRT, convidou Rui Araújo para ser o novo primeiro-ministro de Timor-Leste.

O adiamento ocorre numa altura em que a liderança dos três partidos que apoiam o Governo timorense (CNRT, PD e FM) continua em negociações com o primeiro-ministro Xanana Gusmão para alcançar um consenso sobre quem será o próximo chefe do Governo do país, segundo fontes partidárias.

Fontes do CNRT e do PD confirmaram à Lusa que muitos na coligação "não veem favoravelmente" a proposta de Xanana Gusmão de que o seu sucessor no cargo seja Rui Araújo, membro do Comité Central da Fretilin e ex-ministro da Saúde.

Essa proposta conta, explicou fonte do CNRT, com o apoio "dos veteranos", entre eles o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, José Ramos-Horta e os líderes da Fretilin, Lu'Olo e Mari Alkatiri, entre outros.

Apesar disso, porém, a proposta "caiu mal" no seio das forças da governação com um setor do PD a ameaçar mesmo, caso essa solução avance, abandonar totalmente o Governo passando à oposição no parlamento.

O próprio CNRT "está algo dividido" procurando alcançar "pontes de entendimento" entre Xanana Gusmão e o resto do partido.

Esta questão do novo primeiro-ministro tem sido alvo de intenso diálogo nos últimos dias entre os dirigentes do Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), do Partido Democrático (PD) e da Frente Mudança (FM) que se encontraram por várias vezes com Xanana Gusmão na casa deste em Lecidere.

"Estão vários nomes em cima da mesa mas ainda não há uma solução, um consenso", disse fonte do CNRT.

"Há várias opções avançadas pela coligação. A coligação não deixou de existir e, por isso, tem que ser considerada", sublinhou outra fonte do PD.

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana