sábado, 13 de abril de 2024

Gestores do Império agem como se Irão estivesse para atacar Israel sem provocação

Caitlin Johnstone* | CaitlinJohnstone.com.au | # Traduzido em português do Brasil

O Irão parece estar pronto para lançar um ataque a Israel em retaliação ao ataque israelita a um edifício do consulado iraniano adjacente à embaixada iraniana em Damasco, que matou 16 pessoas, incluindo vários oficiais militares iranianos. As forças iranianas já apreenderam um navio de carga ligado a Israel no Estreito de Ormuz, e Teerão continua a prometer que irá retaliar em breve pelo ataque à embaixada, num momento não revelado .

O Irão terá dito através de Omã que o âmbito do ataque será calibrado para evitar a escalada para um conflito regional total. A Reuters relata que Washington não espera que o ataque retaliatório seja suficientemente grande para atrair os EUA para a guerra, por isso tanto Washington como Teerão parecem estar a dizer basicamente a mesma coisa sobre o que está para vir. Assim, tal como as coisas estão neste momento, parece que ambos os lados consideram improvável que esta seja a faísca para desencadear uma nova guerra de profundo horror no Médio Oriente.

O que é realmente interessante nesta situação neste momento é como os gestores e propagandistas do império ocidental têm enquadrado a próxima retaliação iraniana para sugerir que o Irão está prestes a atacar Israel do nada, completamente sem provocação. Como se bombardear uma embaixada não fosse considerado um ato extremo de guerra por qualquer nação em qualquer lugar do planeta.

Eles têm falado seriamente sobre isso como se o ataque à embaixada não tivesse acontecido, balbuciando sobre defender Israel e o direito de Israel de se defender como se qualquer ataque do Irão viesse completamente do nada. Na sexta-feira, o presidente Biden alertou o Irã para não atacar Israel quando questionado sobre o próximo ataque, dizendo: “Estamos dedicados à defesa de Israel. Apoiaremos Israel. Ajudaremos a defender Israel e o Irão não terá sucesso.”

“As ameaças do Irão são completamente inaceitáveis ​​e nós, tal como os americanos, apoiamos totalmente o direito de Israel de se defender”, disse o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak na quinta-feira.

“A Austrália está profundamente preocupada com as indicações que o Irão está a preparar uma acção militar contra Israel”, disse a ministra australiana dos Negócios Estrangeiros, Penny Wong, dizendo que o Irão deveria “usar a sua influência na região para promover a estabilidade e não contribuir para a escalada”.

“Israel está sob ameaça de ataque iminente do Irão”, disse o senador norte-americano Tom Cotton no Twitter. “O presidente Biden precisa avisar imediatamente os aiatolás de que os Estados Unidos apoiarão Israel ao máximo e que a retaliação conjunta americano-israelense a qualquer ataque será rápida e devastadora.”

“O Irã arcará com as consequências por escolher agravar ainda mais a situação”, disse o porta-voz das FDI, Daniel Hagari , após a apreensão do navio de carga.

As manchetes dos meios de comunicação social também têm enquadrado isto como um ataque que surge completamente do nada por um agressor irracional.

“ Netanyahu reúne-se com altos funcionários à medida que cresce o medo de um ataque do Irão a Israel ”, lê-se numa manchete da BBC.

“ Israel se prepara em meio a temores de um ataque iraniano; Os EUA transferem forças para a região ”, diz uma manchete do The Washington Post.

“ Israel prepara-se para um ataque directo ao Irão sem precedentes dentro de dias ”, brada Bloomberg. 

“ Acredita-se que um grande ataque iraniano a Israel seja iminente ”, alerta a CBS News.

O consumidor casual de notícias veria tudo isto e assumiria que Israel e os seus aliados receberam alguma informação de que o Irão está a preparar um ataque sem provocação, e estão a fazer tudo o que podem para dissuadir este regime maníaco de o fazer.

Isto é ridículo. Se o Irão tivesse bombardeado uma embaixada dos EUA e matado vários oficiais militares dos EUA, os EUA estariam a chover bombas sobre Teerão dentro de horas e todos sabem disso. Mas Israel bombardeia uma embaixada iraniana e todos agem como se nada tivesse acontecido e, em vez disso, começam a gritar com o Irão.

É como se alguém corresse e desse um soco em alguém no bar, e então todo mundo começasse a gritar com o cara que acabou de levar um soco, dizendo que era melhor ele deixar o outro cara em paz e parar de ser um valentão. 

O Irão vai atacar Israel porque, a dada altura, terá de recuar na violência israelita para criar alguma dissuasão. Esperemos que seja realmente limitado, esperemos que a violência não se transforme em algo de pesadelo, e esperemos que um número suficiente de pessoas seja capaz de ver através de toda a propaganda o suficiente para compreender o que realmente está a acontecer.

* O trabalho de Caitlin Johnstone é totalmente compatível com o leitor, então se você gostou deste artigo, considere compartilhá-lo, seguindo-a no FacebookTwitterSoundcloudYouTube, ou jogar algum dinheiro em seu pote de gorjetas KofiPatreon or Paypal. Se você quiser ler mais você pode compre os livros dela. A melhor maneira de garantir que você verá o que ela publica é se inscrever na lista de discussão em seu site or na subpilha, que receberá uma notificação por e-mail sobre tudo o que ela publicar. Para obter mais informações sobre quem ela é, sua posição e o que está tentando fazer com sua plataforma, clique aqui. Todos os trabalhos são de coautoria com seu marido americano Tim Foley.

* Este artigo é de CaitlinJohnstone.com.au e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana