sábado, 28 de maio de 2011

Israel reage com preocupação à abertura da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito




VYM – LUSA

Telavive, 28 mai (Lusa) -- As autoridades israelitas reagiram hoje com "preocupação" à reabertura permanente da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

"A preocupação primordial de Israel é de naturalmente, procurar garantias de que a segurança na fronteira com Israel não será comprometida", disse à Agência Lusa Ygal Palmor, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros numa entrevista telefónica durante as primeiras horas da reabertura do posto fronteiriço.

A passagem foi encerrada pelo ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak na sequência do bloqueio imposto por Israel a Gaza em 2007, quando o movimento islamista Hamas assumiu o poder no território.

A reabertura tem o objetivo de consolidar a reconciliação entre palestinianos, segundo as autoridades egípcias.

"Esperemos que nada será feito para capacitar o Hamas e permitir-lhe reforçar a sua infraestrutura de terror", acrescentou.

Questionado sobre contactos diplomáticos relacionados com a reabertura, o porta-voz informou que o governo israelita "tornou a sua posição conhecida às autoridades relevantes, incluindo as autoridades egípcias", sem no entanto especificar outras diligências nesse sentido.

Uma alta fonte oficial israelita contactada pela Agência Lusa expressou, em condição de anonimato, "preocupações" sobre "questões muito difíceis que agora emergem devido ao que neste momento está a acontecer".

Questionada sobre se a reabertura da passagem constitui para o governo israelita "violação" de algum dos tratados anteriormente assinados entre o Egito e Israel, a fonte refere que "é muito estranho que os egípcios ignorem a missão observadora europeia constituída em 2005 para fazer a supervisão da passagem fronteiriça".

O Acordo de Fronteiras, assinado em 2005 entre os Estados Unidos, Israel, Egito, União Europeia e Autoridade Palestiniana, dá acesso aos observadores da UE para a monitorização da travessia.

A missão tinha o objetivo de assegurar a restrição da entrada de armas e militantes em Gaza depois da retirada israelita do território no outono desse ano até à tomada da Faixa de Gaza pelas forças do Hamas em 2007 e o subsequente bloqueio israelita ao enclave, que levou a dissolução da missão de observadores.

"Os europeus devem colocar algumas questões ao egípcios, porque se este acordo internacional é tão flagrantemente ignorado, então isto lança uma sombra sobre a credibilidade de futuros acordos internacionais", declarou a fonte oficial israelita.

Para esta fonte, em "qualquer tipo de futuros acordos deve haver garantias internacionais", sendo que, "se os europeus querem continuar a desempenhar um papel em assegurar acordos nesta região no futuro, devem neste momento dirigir aos egípcios questões sérias".

A passagem de Rafah abriu cerca das 09:00 horas locais (07:00 TMG) e permanecerá aberta até às 18:00 horas (16:00 TMG) todos os dias da semana exceto às sextas-feiras e feriados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana