terça-feira, 26 de julho de 2011

Brasil: Programa social do Governo Dilma Rousseff começa a mostrar a cara no Nordeste




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 26 jul (Lusa) -- O programa social do Governo Dilma Rousseff, Brasil Sem Miséria, começou a mostrar as suas primeiras ações, voltadas para os agricultores rurais do Nordeste do país, onde vive a maior parte dos brasileiros ainda sem assistência do Estado.

"Um dos nossos focos com este lançamento é a inserção produtiva rural. Os produtores rurais serão assistidos num plano de produção de alimentos para seu próprio sustento e também com destino ao mercado", explicou à Lusa a secretária de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi.

Com um clima semi-árido, no Nordeste brasileiro há diversas localidades que sofrem com a falta de água e solos pouco produtivos. Dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem ainda em situação de extrema miséria, 60 por cento encontra-se nesta zona.

De acordo com Maya Takagi, os agricultores receberão ajuda da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que fornecerá sementes e acompanhamento técnico. Quando for o caso, eles serão orientados a ampliar e diversificar os produtos cultivados.

Além de folhetos explicativos que ensinarão de forma didática como fazer uso das sementes distribuídas, o Governo contará com um programa de rádio que pretende atingir a camada menos instruída da população rural.

Pelo acordo assinado na segunda-feira entre a Embrapa e o Ministério de Desenvolvimento Social, 43 mil famílias serão abrangidas. O programa é voltado para famílias cujo rendimento é de até 70 reais (cerca de 30 euros) mensais por pessoa.

Outro "eixo" do projeto social prevê estender esse cultivo também à comercialização. "O Governo fez uma intermediação entre algumas cooperativas e a rede de venda a retalho, que irá comprar a estes produtores, com facilidades no prazo de pagamento e nos custos de intermediação", explicou à Lusa uma das responsáveis.

Produtos como farinha de mandioca e néctar de laranja -- já produzidos de maneira organizada por produtores reunidos em cooperativas -- começam a partir de agora a ser comprados por supermercados da região e incorporados na rede interna do país.

"Esses produtores já forneciam ao Governo no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (alimentos destinados a formar cestas básicas para entidades de assistência social ou mesmo para stocks públicos), e a partir desse acordo vão ser adquiridos também pela rede de venda a retalho particular", explicou.

As mercadorias em questão serão vendidas com um selo para identificar que fazem parte do programa. A expetativa é de que a população colabore e opte por adquirir o produto que beneficia os agricultores do Brasil sem Miséria.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana