quinta-feira, 8 de março de 2012

Timor-Leste: XAVIER DO AMARAL "POST MORTEM" APOIA CANDIDATO ROGÉRIO LOBATO


Xavier do Amaral - Rogério Lobato

Candidatura do falecido Xavier do Amaral vai apoiar Rogério Lobato

MSE - Lusa

Díli, 08 mar (Lusa) - A candidatura de Francisco Xavier do Amaral, que morreu na terça-feira em Díli, às presidenciais de 17 de março em Timor-Leste vai apoiar o candidato Rogério Lobato, disse hoje à agência Lusa Arlindo Marçal.

"Foi decidido apoiar Rogério Lobato", disse Arlindo Marçal, representante da candidatura.

Segundo a mesma fonte, a decisão foi baseada no facto de Rogério Lobato também ser um líder histórico.

"Há uma relação histórica entre o falecido Francisco Xavier do Amaral e Rogério Lobato", disse.

Nas últimas eleições presidenciais do país, realizadas em 2007, Francisco Xavier do Amaral obteve 14,39 por cento dos votos, ficando em quarto lugar.

O primeiro Presidente de Timor-Leste e que declarou a independência em 1975 morreu na terça-feira em Díli vítima de doença prolongada.

O candidato tinha sido internado na semana passada e não estava a participar nas atividades da campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina na próxima quarta-feira.

A doença de Francisco Xavier do Amaral levou o parlamento timorense a reunir-se de emergência na semana passada para alterar a lei eleitoral, que previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.

Rogério Lobato é um antigo dirigente da Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente). Foi ministro do Interior, demitido em 2006, na sequência da crise política e de segurança. Em 2007, foi condenado a sete anos e meio de prisão por envolvimento indireto em quatro homicídios, mas acabou por receber um indulto do Presidente timorense, José Ramos-Horta.

Rogério Lobato considera "bom sinal" apoio da candidatura de Xavier do Amaral

MSE - Lusa

Díli, 08 mar (Lusa) - O candidato às presidenciais de dia 17 em Timor-Leste Rogério Lobato considerou hoje como um "bom sinal" o apoio da candidatura do falecido Francisco Xavier do Amaral à sua corrida ao cargo de Presidente do país.

"Muito bom sinal", afirmou em declarações à agência Lusa Rogério Lobato.

O candidato disse também que aquilo que defende sobre a unidade e justiça para o país "não se afasta" do que defendia Francisco Xavier do Amaral.

"Aquilo que defendo sobre a unidade e a justiça, tudo aquilo que considerou de bom para Timor-Leste não se afasta do que Francisco Xavier do Amaral também defendia", afirmou Rogério Lobato.

Para o candidato, o apoio é bem-vindo para "reforçar a candidatura rumo à vitória".

Francisco Xavier do Amaral, proclamador da independência e primeiro Presidente de Timor-Leste, morreu na terça-feira em Díli vítima de doença prolongada.

Xavier do Amaral era candidato às presidenciais de 17 de março.

Rogério Lobato, irmão de Nicolau Lobato - herói nacionalista timorense -, ex-vice-presidente da Fretilin e antigo ministro do Interior, foi demitido em 2006 em resultado de uma crise política e de segurança no país.

Em 2007, Rogério Lobato foi condenado a sete anos e meio de prisão em resultado da crise política e de segurança no país, no ano anterior, nomeadamente por distribuição de armas a civis e por ser autor indireto de quatro crimes de homicídio.

Depois de autorizado a receber tratamento médico no estrangeiro, o ex-ministro do Interior acabou por receber um indulto presidencial de José Ramos-Horta em 2008.

"Eu acho que o julgamento a que fui submetido foi um julgamento político. Considero-me um bode expiatório de muitas coisas que aconteceram em Timor. Posso até dizer que acho injusto que outras pessoas também indigitadas pelas Nações Unidas como distribuidores de armas, na altura, não tenham sido investigadas e julgadas, enquanto eu fui julgado e condenado pelo mesmo crime", afirmou à agência Lusa quando anunciou a sua candidatura.

Numa entrevista divulgada hoje pela agência Lusa, disse que o objetivo da sua candidatura às presidenciais de 17 de março é lutar por um país unido através de uma verdadeira reconciliação.

"O objetivo desta candidatura é lutar por um Timor-Leste unido, justo, democrático, solidário e forte", afirmou à Lusa.

Segundo Rogério Lobato, os timorenses não estão unidos, porque desapareceu o alvo de união, que era a ocupação indonésia.

"Estiveram unidos na luta contra a Indonésia, porque era um objetivo, com um imperativo nacional. A Indonésia violou na altura os direitos humanos de Timor de uma forma, que eu diria escandalosa, massacrou milhares e milhares de timorenses, e isso tudo uniu o povo timorense", afirmou.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

*Título PG

2 comentários:

Anónimo disse...

Dois ASDTs a apoiar dois canidatos. Vamos lá ver que peso é que o Gil Alves tem em relação aos seus membros.

Anónimo disse...

Não só o Gil Alves mas também o Arlindo Marçal. Pelos vistos o CNRT e a ASDT são dois partidos que só dependem de dois individuos: Avó Xavier e Xanana Gusmão. O primeiro enquanto estava vivo o segunda fazia tudo para minimizar o Avó. A prova disso está no apoio do Xanana ao Gil Alves que não só protegia este das acusações de corrupção como instigava um Congresso extraordinário levado a cabo pelo Gil Alves e companhia.

Mais lidas da semana