domingo, 15 de dezembro de 2013

Mali: SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS COM BAIXA PARTICIPAÇÃO

 


Os malianos votaram hoje na segunda volta de legislativas, que deverão restaurar a ordem constitucional no país depois do golpe de Estado de 2012, mas a participação terá sido baixa, segundo a agência France Presse.
 
Desde a abertura das urnas às 08:00 (a mesma hora em Lisboa) até ao encerramento às 18:00, jornalistas da AFP constaram uma baixa afluência em Bamako, confirmada por observadores malianos.
 
O Polo de Observação Cidadã Eleitoral (POCE), que destacou 3.300 observadores independentes em todo o país, indicou hoje à tarde que a afluência era "baixa na maioria das assembleias de voto, à exceção dos das circunscrições de Gao e Ansongo (norte) onde é relativamente maior que na primeira volta" a 24 de novembro.
 
Na primeira volta, a taxa de participação foi de 38,6 por cento, mais baixa do que nas presidenciais do verão, quando atingiu os 48,9 por cento.
 
A votação de hoje decorreu um dia depois de dois capacetes azuis senegaleses da ONU terem morrido num atentado em Kidal, nordeste do país.
 
Os cerca de 6,5 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolherem 128 dos 147 deputados da Assembleia Nacional. Na primeira volta ficaram preenchidos apenas 19 lugares.
 
Os resultados provisórios da segunda volta das eleições legislativas devem ser divulgados até sexta-feira pelo Ministério da Administração Territorial, antes de serem confirmados pelo Tribunal Constitucional.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana