sábado, 11 de janeiro de 2014

Fretilin vota a favor do Orçamento do Estado timorense para criar clima de confiança

 


Díli, 11 jan (Lusa) - O secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, disse hoje à agência Lusa que o seu partido votou a favor do Orçamento do Estado na generalidade para criar um "clima de confiança mútua".
 
"Já tivemos a experiência do ano passado, que temos de criar clima de confiança mútua para pudermos avançar. Se realmente queremos que as nossas propostas venham a ser aceites não tinha lógica nenhuma estarmos já a votar contra o orçamento na generalidade", afirmou Mari Alkatiri.
 
O Orçamento Geral do Estado do Governo timorense para 2014 foi aprovado na generalidade com o voto a favor dos 65 deputados que compõem o parlamento timorense.
 
A Fretilin já tinha, o ano passado, votado a favor do Orçamento do Estado para 2013 tanto na generalidade, como na especialidade.
 
"Isto é um processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é criar um parlamento no futuro que saiba realmente ver onde está a lógica de tanta despesa e porquê a lógica de tanta despesa ou menos despesa", disse Mari Alkatiri, antigo primeiro-ministro timorense.
 
Nas declarações à Lusa, Mari Alkatiri disse também que a posição tomada pelo partido responsabiliza mais a Fretilin para uma fiscalização adequada da execução do orçamento do Estado.
 
"Nós fizemos um acordo de incidência parlamentar pontual e não formal, mas no seguimento do acordo não houve fiscalização adequada e pontual de toda a execução do orçamento", afirmou, salientando que no parlamento só se fiscalizam obras físicas.
 
O Orçamento Geral do Estado do Governo de Timor-Leste prevê um total estimado das despesas para 2014 de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros).
 
O debate na especialidade tem início na segunda-feira.
 
MSE // ZO - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana