segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Habitantes de cidade australiana defendem sobreiro português que ia ser cortado

 


Norwood, Austrália, 27 jan (Lusa) -- Os moradores de Norwood, subúrbio de Adelaide, no sul da Austrália, estão revoltados com planos para cortar um sobreiro português centenário, para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo na localidade, noticiou hoje o jornal 'The Australian'.
 
De acordo com o jornal, as autoridades locais estão a analisar o pedido feito pela empresa construtora Coles, mas o presidente do grupo de moradores da localidade, Jim Dunk, referiu que o sobreiro representa uma parte importante do património da região.
 
Os moradores e apoiantes da causa disseram que vão pedir a intervenção do governo do estado da Austrália do Sul para impedir que a árvore seja derrubada.
 
Os habitantes consideram o corte da árvore "um vandalismo" e a "perda para as gerações futuras" de uma parte significativa do património botânico da localidade.
 
A National Trust of Austrália -- organização que defende a preservação do património indígena, natural e histórico do país, diz que, segundo os seus registos, a árvore foi plantada pelo conselho municipal de Kensigton e Norwood, mas outros reivindicam o plantio do sobreiro.
 
De acordo com Clyde Buttery, de 76 anos, citado pelo 'The Australian', o seu bisavô Henry Buttery trouxe a árvore de Portugal quando viajou de Inglaterra para o sul da Austrália em 1870.
 
"A minha bisavó estava grávida na época e, aparentemente, o meu bisavô deu mais atenção à árvore do que a ela", disse Buttery.
 
A árvore "faz parte da história de Norwood e é parte da história da minha família", disse o australiano.
 
Henry Buttery terá plantado a árvore no quintal da sua casa em Norwood, quando comprou o imóvel. A família é conhecida no ramo do fabrico de móveis.
 
Segundo Jim Dunk, sobreiros foram também plantados em outras partes da Austrália, como em Tenterfield, em Nova Gales do Sul, e em Caufield, em Vitória, tendo sido conservados e já fazendo parte do património desses estados australianos.
 
CSR // JMR - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana