sexta-feira, 24 de julho de 2015

Portugal. "Passos está sempre certo, os outros é que estão confusos" - PS, Silva Pereira




É com ironia que Pedro Silva Pereira, ex-ministro do governo de José Sócrates, fala de uma das recentes polémicas de Passos Coelho.

A informação já tinha chegado à imprensa noutras alturas. O próprio Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças, já dera a entender que Portugal e Espanha, por razões políticas, foram dos principais opositores a que um alívio da dívida grega pudesse ser debatido antes das eleições nos respetivos países. Agora, foi a vez de Jean-Claude Juncker sugerir que "Portugal não quis discutir alívio da dívida grega antes de eleições".

A opinião foi expressa num diário belga, o Le Soir, e mereceu de Passos Coelho resposta: "deve haver alguma confusão do presidente da Comissão Europeia", afirmou quando questionado por jornalistas.

O recente episódio é recordado num artigo de opinião de Pedro Silva Pereira, no Diário Económico, onde o socialista escreve que Passos foi “vergonhosamente desmentido” por Juncker.

Ainda assim, “já vimos este filme: ele [Passos] está sempre certo, os outros é que estão confusos”, critica, de forma irónica, Silva Pereira.

Para o antigo governante, a situação não é nova. “A história desta legislatura começou, justamente, com uma mentira de Passos Coelho”, escreve Silva Pereira, fazendo alusão ao chumbo do PECIV. Na altura Passos terá criticado só ter recebido um telefonema sobre o documento, quando afinal teria sido convidado – e marcado presença – para ir a São Bento reunir com Sócrates antes de o documento chegar a Bruxelas, salienta o ex-governante.

Silva Pereira faz ainda alusão a um outro episódio, que descreve como “embaraço maior”: “a ideia que esteve na base do acordo com a Grécia foi originalmente sugerida pelo primeiro-ministro da Holanda, não por Passos Coelho”, escreve Silva Pereira em alusão às declarações do Primeiro-ministro, que acabaram por dar lugar ao fenómeno viral #PorAcasoFoiIdeiaMinha, uma hashtag que se multiplicou, com humor, nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana