sexta-feira, 12 de abril de 2024

Perdemos a guerra. 7 de outubro nos afetará por anos -- diz mídia israelita

Al Mayadeen | # Traduzido em português do Brasil

A mídia israelense discute o fracasso militar e político israelense durante a guerra, enfatizando o seu fracasso.

A mídia israelense informou que “Israel” não conseguiu alcançar os seus objetivos durante a guerra, sublinhando uma derrota retumbante .

O correspondente de assuntos políticos do Haaretz , Chaim Levinson, escreveu num artigo: "Perdemos a guerra. Esta é a conclusão clara para cada israelita", acrescentando que "a dificuldade de admitir isto resume toda a psicologia privada e pública de Israel". ."

Ele continuou: "Temos diante de nós uma realidade clara, nítida e exigente, e devemos começar a compreendê-la, entendê-la e tirar conclusões dela para o futuro. Mas não é bom dizer que perdemos, então nós estamos mentindo para nós mesmos."

Levinson destacou que, após seis meses, os colonos tornaram-se “prisioneiros da pior liderança da história de Israel”.

“Não é certo que seremos capazes de regressar à fronteira norte, com segurança”, disse ele, sublinhando que “o Hezbollah mudou a equação a seu favor”.

Mantendo a ilusão

Ele também disse que existe agora uma grande probabilidade de que, ao longo dos anos, qualquer voo na fronteira norte seja "alvo" e que nem todos os cativos tenham o retorno garantido. "Qualquer ameaça iraniana irá certamente abalar-nos, a nossa posição internacional será prejudicada e a fraqueza da nossa liderança será exposta." 

"Conseguimos manter uma ilusão de força durante anos, ostentando indivíduos inteligentes e um exército formidável. No entanto, somos apenas uma pequena aldeia judaica com uma força aérea."

O correspondente israelense destacou “O desafio em reconhecer nossa derrota decorre da reverência pelos militares, onde a crítica é um tabu. Somente no dia 7 de outubro poderemos, ainda que brevemente, expressar decepção”.

Ele afirmou que " Rafah é apenas a última ilusão alardeada por aqueles que afirmam vitória,... quando chegarem a Rafah, o significado do evento terá desaparecido."

Levinson enfatizou que a realidade é que os objetivos da guerra não serão alcançados e o Hamas não será “erradicado”, acrescentando que “os prisioneiros não serão devolvidos através da coerção militar e a segurança não será restaurada”.

Ele continuou, dizendo: "Quanto mais alto as trombetas gritam: Ganhamos, mais perdemos. Eles mentem. Devemos nos acostumar com isso. A vida era mais segura antes de 7 de outubro. O golpe será sentido por muitos anos", enfatizando que “o isolamento internacional não desaparecerá”, acrescentando que “os mortos não voltarão e nem muitos dos prisioneiros”.

Vários outros meios de comunicação criticaram a política de Netanyahu em Gaza e o seu fracasso em cumprir os objectivos desejados. 

Biden critica política de Netanyahu'a 

Há dois dias, Biden criticou durante uma entrevista a estratégia de Netanyahu na guerra em Gaza , caracterizando-a como um “erro” e pedindo um cessar-fogo. 

“Bem, vou lhe dizer, acho que o que ele está fazendo é um erro. Não concordo com a sua abordagem”, disse Biden à Univision , numa entrevista gravada poucos dias depois de a ocupação israelita ter matado sete trabalhadores humanitários da Cozinha Central Mundial.

“Acho ultrajante que aqueles quatro, três veículos tenham sido atingidos por drones e levados para uma rodovia onde não era como se fosse ao longo da costa, não era como se houvesse um comboio se movendo ali”, continuou ele, segundo a uma transcrição da entrevista da Univision.

A declaração de Biden marcou uma das suas mais fortes críticas à política do governo de Netanyahu em Gaza. O presidente enfatizou o seu apelo para que “Israel” concorde com um cessar-fogo e afirmou que “não há desculpa” para não fornecer ajuda humanitária.

Ler/Ver em Al Mayadeen:

IOF visa uma escola primária no campo de Nuseirat

Assassinato da família Haniyeh para aumentar a popularidade do Hamas: mídia israelense

Sem comentários:

Mais lidas da semana