quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Austrália: Autoridades em estado de alerta devido a chuvas torrenciais no nordeste do país



MC - Lusa

Brisbane, Austrália, 24 jan (Lusa) -- Os serviços da proteção civil australianos estavam hoje em estado de alerta no nordeste da Austrália devido a chuvas torrenciais na região, devastada há um ano por inundações que causaram mais de 30 mortos.

Os habitantes do norte de Brisbane, terceira maior cidade do país, receberam ordens para se retirarem de casa quando os serviços de meteorologia emitiram um boletim de alerta para as próximas horas.

"Importantes precipitações suscetíveis de provocar bruscas inundações são previsíveis (...) para o final do dia (de hoje) e quarta-feira, em particular na costa e nas terras próximas" do litoral, referiram os serviços.

Os serviços de emergência do Estado de Queensland receberam cerca de 300 pedidos de ajuda, maioritariamente por danos menores provocados pela água, mas as autoridades pediram à população para não sair de casa e evitar as zonas inundadas, a pé ou de automóvel.

Cerca de 10 mil lares ficaram privados de eletricidade e o serviço de transportes foi fortemente perturbado.

Em janeiro e fevereiro do ano passado, mais de 30 pessoas morreram devido a inundações e à passagem do ciclone Yasi no nordeste da Austrália. Os danos materiais atingiram mais de seis mil milhões de dólares australianos (4,8 mil milhões de euros).

Sem comentários:

Mais lidas da semana