quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MADEIRA VAI PAGAR AS SUAS DÍVIDAS



Expresso - Lusa

Programa de assistência financeira à Madeira vai ser apresentado por Alberto João Jardim em conferência de imprensa na sexta-feira no Funchal, após a reunião de hoje com Pedro Passos Coelho, na qual ficou estabelecido o "princípio da responsabilidade".

Na reunião de hoje entre primeiro-ministro e o presidente do Governo Regional da Madeira ficou estabelecido que esta região autónoma assumirá a responsabilidade pelo capital e pelos juros da sua dívida, anunciou fonte do gabinete do primeiro-minist

"Ficou estabelecido nesta reunião o princípio da responsabilidade da Região Autónoma da Madeira pelo capital que tem em dívida e pelos juros", referiu a fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho.

De acordo com a mesma fonte, o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, pediu que fosse transmitido à comunicação social que "a reunião correu muito bem" e que "a Madeira vai pagar as suas dívidas".

Alberto João Jardim transmitiu também através do gabinete do primeiro-ministro que o programa de assistência financeira à Região Autónoma da Madeira vai ser apresentado em conferência de imprensa na sexta-feira à tarde no Funchal.

Montantes não foram divulgados

O presidente do Governo Regional da Madeira esteve hoje reunido com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante quase cinco horas na residência oficial de São Bento, em Lisboa, saindo sem prestar declarações aos jornalistas.

Nesta reunião entre Alberto João Jardim e Passos Coelho, que teve início às 14h30 horas e terminou cerca das 19h, estiveram também presentes o secretário regional madeirense do Plano e Finanças, Ventura Garcês, e o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar.

O programa de assistência financeira à Madeira não foi assinado hoje e não está prevista nenhuma cerimónia pública para a sua assinatura.

Não foram, até ao momento, divulgados os termos nem os montantes desse programa, que começou a ser negociado entre o Governo da República e a Região Autónoma da Madeira em novembro, quando o novo Governo Regional tomou posse.

O encontro de hoje entre Jardim e Passos Coelho decorreu sem que a comunicação social pudesse captar imagens. O gabinete de imprensa do primeiro-ministro fez saber, desde o início, que não seriam feitas declarações por parte do Governo da República.

Foi, no entanto, colocada uma sala à disposição de Alberto João Jardim caso este quisesse falar aos jornalistas, o que não aconteceu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana