quarta-feira, 21 de março de 2012

Guiné-Bissau: Candidatura de Kumba Ialá não comenta resultados eleitorais



MB - Lusa

Bissau, 21 mar (Lusa) - O mandatário de Kumba Ialá junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, Florentino Pereira, disse que desconhece se o político irá ou não aceitar os resultados das eleições presidenciais hoje divulgados.

Segundo Florentino Pereira, compete ao político dizer o que pensa fazer perante os resultados hoje divulgados, que o colocam na segunda volta do escrutínio, que irá disputar com Carlos Gomes Júnior, o candidato do partido no poder.

"Sou apenas o mandatário dele. O doutor Kumba Ialá já tornou pública a sua posição ontem (terça-feira), pelo que não tenho mais nada a comentar", disse Florentino Pereira.

Na terça-feira, numa conferência de imprensa ao lado de outros quatro candidatos às eleições presidenciais do passado domingo, Kumba Ialá, na qualidade de porta-voz do grupo, pediu a anulação do escrutínio e a consequente realização de um novo recenseamento de raiz dos eleitores.

O grupo, integrado por Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa, Serifo Baldé, Afonso Té e Kumba Ialá, alega terem ocorrido "fraude generalizada e atos de corrupção" durante as eleições.

"Declaramos que rejeitamos quaisquer tipos de resultados que venham a ser publicados pela CNE, que assumirá a responsabilidade juntamente com aqueles que tomaram essa decisão", respondeu Kumba Ialá, quando questionado se iam aceitar ou não os resultados e o que tencionavam fazer caso a CNE decidisse divulgá-los.

De acordo com os resultados provisórios hoje divulgados pelo presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, Kumba Ialá foi o segundo candidato mais votado nas eleições de domingo tendo alcançado 23,36 por cento dos votos.

Carlos Gomes Júnior conseguiu 48,97 por cento dos sufrágios. Os dois devem disputar uma segunda volta cuja data será "oportunamente anunciada", segundo Desejado Lima da Costa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana