quarta-feira, 21 de março de 2012

RAMOS HORTA ALIA-SE AO PD ANTES DE FORMAR UM NOVO PARTIDO POLÍTICO



Redação

Antes de ter sido anunciado à comunicação social que José Ramos-Horta se iria aliar ao Partido Democrático (PD), de Fernando La Sama Araújo, já no Página Global, em matéria assinada por António Veríssimo, tinha sido referido que Ramos Horta ia formar um novo partido político em Timor-Leste e que não deixaria a política do país sem a sua intervenção.

Segundo afirma Veríssimo as fontes que o informaram continuam neste momento “a garantir que o propósito de Ramos-Horta é fundar um novo partido político timorense mas que o tempo para se preparar para as próximas eleições legislativas (Junho) é escasso para que garanta sucesso imediato”. Por essa razão se alia agora ao PD de La Sama “com o objetivo de eleger o candidato Taur Matan Ruak na segunda volta das eleições presidenciais, contra Lu-Olo.”

No mês de Junho, para as eleições legislativas, Ramos-Horta fará campanha eleitoral pelo PD, junto com La Sama, a fim de obterem um bom resultado com o potencial de votos dos dois e acréscimo do respetivo partido, PD. O que lhes possibilitará uma eventual maioria nas eleições legislativas.

Se tal acontecer um deles será o primeiro-ministro de Timor-Leste. “Diz-se que Horta já acordou com La Sama que seria ele (Horta) o primeiro-ministro no caso de vencerem mas que as decisões do governo dependeriam da dupla Horta-Lasama”, informaram a António Veríssimo. Salientando que apesar de não pôr dúvidas sobre a credibilidade da fonte da notícia alerta para o facto de que “nestes jogos de política nem tudo acontece como os próprios intervenientes esperam, por isso devemos estar preparados para que se verifiquem algumas nuances ou radicalismos ao que foi acordado entre os dois políticos, sendo certo que tudo dependerá dos resultados de sucesso desta estratégia ou do seu fracasso. É o tudo ou nada.” Salientou.

Quanto à posterior formação de um novo partido por iniciativa de Ramos Horta, segundo as referidas informações “tudo dependerá dos bons ou maus resultados desta aliança, que poderá levar vantagem aos dois, a La Sama e a Ramos-Horta. Com bons resultados e se ambos se entenderem pessoal e politicamente torna-se evidente que Ramos-Horta não precisará de avançar com a formação do novo partido e aí tudo acabará em bem. Pelo menos de acordo com as suas aspirações. A incógnita está em saber se será bom, menos bom ou mau para os timorenses. Pior que este governo de Xanana Gusmão é impossível de ser”, acrescentou António Veríssimo.

Concluímos assim que Ramos-Horta tem em “carteira a intenção de formar um novo partido se se justificar”, disse. Tudo depende da evolução e dos resultados da aliança que fez com Fernando La Sama Araújo. (Redação PG – HS)

7 comentários:

Anónimo disse...

PARECE QUE VÃO APOIAR LU-OLO E NÃO TMR.

Anónimo disse...

As últimas declarações de RH na imprensa timorensa tem sido contra o candidato TMR, cito por exemplo o Timor Post, " Prezidenti Repúblika (PR) José Ramos Horta hatete prezidenti repúblika kuandu mai husi background militares sei la di’ak ba nasaun.
“Ha’u hakarak apela ba povu tomak no husu ba kandidatu rua ne’ebé maka eleitu karik labele ho background ameasa ema no halo violénsia tamba povu barak agora ta’uk dadaun ona saida maka atu mosu. Iha Suai no Bobonaro, ferik sira hahú prepara ona batar uut tamba ta’uk. Tambasá? Tamba sira ba kampaña ba hakilar ho farda. Balun tama sai uma ameasa observadór. Ne’e akontese barak loos,” Horta dehan.
Laureadu Nobel da Paz ne’e deklara ba nia funsionáriu sira iha salaun Palásiu Prezidensiál Bairo-Pite, Kuarta (21/3), wainhira despede funsionáriu sira ne’ebé servisu iha Palásiu Prezidenti.

Lee notisia kompletu iha Jornal Timor Post edisaun Kinta (22/3) aban.

Claramente Horta diz que um presidente que tenha um passado militar não será um bom PR para Timor, por isso, suspeito que eles irão dar o apoio ao Lu-Olo, todavia, com Horta nada é garantido, porque na segunda-feira ele afirmou que iria ser neutral na segunda volta das eleições, e um dia depois vem com esta novidade da aliança com o Lasama.

Dizem tb que ele se quer vingar de Xanana, se assim o é ( reportagem da cadeia televisiva australiana, SBS) , com toda a certeza que não vão apoiar TMR.

MTRM para eles.( Smile)

Anónimo disse...

Tudo baralhado. La Sama apoia Ruak como pode Horta apoiar Lu Olo e estarem aliados?

Anónimo disse...

Como militante do PD, claro que nos vamos apoiar o candidato Lu Olo. Nao vamos apoiar um candidato que usa uniformes militares nas suas cartagens. Nao somos Cuba muito menos Correia do Norte. Somos um pais democratico, nao somos um pais dos militares. O Ramos Horta juntou se ao PD porque todos eles querem apoiar o Lu Olo para defender a democracia. Isto sem duvida!

Anónimo disse...

RH junta ba PD
PD partido com muito corruptor,

Anónimo disse...

O gaijo esta todo desesparado e barulhado. Horta nao sabe o que quer. Andou a mentir todo mundo e agora esta lixado porque ja nao tem cargo elevado ou prestigio em Timor Leste.

MAU-LAMBE, ZE-PENDURAS!

Anónimo disse...

Pois é Sr. Presidente,

Vossa Exa. usa e abusa de trocas e baldrocas à Horta. Se não fosse tão arrogante, tinha feito campanha eleitoral e não estava nesta situação, já estava a disputar a segunda volta da campanha. Voçê só queria ser Presidente outra vez, agora o povo deu-lhe as voltas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana