quarta-feira, 21 de março de 2012

Cabo Verde: Um ano de "consolidação da agenda de transformação do país", diz PM



JSD - Lusa

Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, 21 mar (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje, um ano após a tomada de posse do Governo, que Cabo Verde viveu um período de consolidação da agenda de transformação e que, apesar da crise, a economia continua a crescer.

José Maria Neves, questionado pela Agência Lusa, falava aos jornalistas à margem da cerimónia que marcou o início da reabilitação da estrada que liga a Cidade da Praia à Ribeira Grande de Santiago (também conhecida por Cidade Velha), 15 quilómetros a oeste da capital, obra a cargo de um consórcio entre a empresa portuguesa Tecnovia e a Construções de Cabo Verde (CVC).

"Este ano foi de consolidação da agenda de transformação de Cabo Verde. Sinto que o puzzle está a encaixar-se", sublinhou o chefe do executivo cabo-verdiano, que lembrou o desenvolvimento de vários projetos integrados na "agenda de transformação" que definiu para a VIII Legislatura, após a vitória das legislativas de fevereiro de 2011.

"Veja-se o desenvolvimento das economias criativas, do «cluster» do mar, do «cluster» das energias renováveis, da praça financeira, do turismo, do setor privado, do ensino superior, das infraestruturas - estradas, portos, aeroportos, água e saneamento. Tudo está a encaixar-se", resumiu José Maria Neves.

Para o primeiro-ministro cabo-verdiano, empossado a 21 de março de 2011, Cabo Verde está a ter ganhos muitos importantes.

"Estivemos nos primeiros lugares entre os «rankings» internacionais, que são convergentes e que colocam Cabo Verde nos lugares cimeiros em termos de democracia, liberdade de imprensa, boa governação, governação eletrónica, mas também na modernização das nossas infraestruturas. E, apesar da crise internacional, a economia de Cabo Verde continua a crescer", acrescentou.

José Maria Neves, que nas legislativas de fevereiro de 2011 obteve a terceira maioria absoluta consecutiva, adiantou que ainda hoje, de tarde, dará uma conferência de imprensa para assinalar o primeiro aniversário da tomada de posse de um Governo que, no final desta semana, sofrerá a segunda baixa.

Trata-se do ministro das Infraestruturas e da Economia Marítima, José Maria Veiga, que vai apresentar, a 31 deste mês, a candidatura, pela segunda vez, à Câmara de Santa Catarina, de onde é natural, tal como o primeiro-ministro, nas autárquicas cuja data terá de ser marcada para um domingo entre 17 de maio e 17 de julho deste ano.

A este propósito, o primeiro-ministro nada adiantou sobre quem irá substituir José Maria Veiga, não confirmando oficialmente, ainda, o nome de Franklim Spencer, antigo presidente da Empresa Nacional de Portos (ENAPOR), avançado pela imprensa cabo-verdiana.

Fonte oficial do Governo admitiu, porém, que Franklim Spencer será o substituto de José Maria Veiga e que se aguarda pelo seu regresso à Cidade da Praia, ainda esta semana, pois encontra-se a acompanhar a ministra das Finanças cabo-verdiana, Cristina Duarte, no périplo pela Ásia - China, Singapura e Japão.

"Ainda não há um nome. Ainda não fiz os contactos. Esta semana deverei apresentar um nome. Não posso confirmar nenhum nome. Primeiro tenho de convidar e depois apresentar a proposta ao Presidente da República- Depois, dir-vos-ei o nome", afirmou José Maria Neves.

A primeira baixa foi a saída de Felisberto Vieira, que tutelava o Desenvolvimento Social e Família, ministério que abandonou em agosto de 2011 na sequência das eleições presidenciais desse mesmo mês.

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana