sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cabo Verde: ACERVO AMÍLCAR CABRAL, MORNA É PATRIMÓNIO NACIONAL



 
Video com imagens e vivências antigas da Cidade do Mindelo - São Vicente, acompanhado com a morna "Tempe De Caniquinha" de Sergio Frusoni, interpretada por Bana.
 
Arquivo Histórico de Cabo Verde e Fundação Mário Soares pretendem acervo sobre Amílcar Cabral
 
13 de Dezembro de 2012, 14:04
 
Cidade da Praia, 13 dez (Lusa) - O Arquivo Histórico de Cabo Verde vai intensificar a cooperação com as fundações Mário Soares e Amílcar Cabral para organizar uma rede de espólios que criará um "acervo comum" sobre o "pai" das independências cabo-verdiana e guineense.
 
Citada pela Inforpress, a presidente do Instituto do Arquivo Histórico Nacional (IAHN), Sandra Mascarenhas, falava à margem da conferência "50.º Aniversário da Luta de Libertação das Colónias de Cabo Verde e Guiné-Bissau", que começou hoje na Cidade da Praia com a participação de investigadores, historiadores e académicos.
 
Segundo Sandra Mascarenhas, a ideia da conferência é recolher subsídios para o "Fórum sobre Amílcar Cabral", a realizar-se a 20 de janeiro de 2013, na Cidade da Praia, no âmbito das comemorações alusivas ao 40.º aniversário do assassínio do nacionalista guineense descendente de cabo-verdianos.
 
Sandra Mascarenhas indicou que o IAHN tem vindo a promover ciclos de debates temáticos em datas de relevo e que, tal como em agosto último, com o tema "Escravatura", pretende-se agora refletir sobre a luta armada de libertação, razão pela qual foram convidadas investigadores, historiadores, professores universitários e personalidades.
 
Para a presidente do IAHN, o fórum é uma oportunidade para partilhar experiências para se compreender melhor a vida e obra de Amílcar Cabral enquanto dirigente histórico da luta de libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde.
 
"As instituições culturais também têm o papel de debater determinados assuntos da história cabo-verdiana, pelo que se entende ser este um dos momentos especiais para o Instituto do Arquivo Histórico Nacional, enquanto intuição ligada à investigação ao património, dar o seu contributo neste sentido", afirmou.
 
O fórum abarca temas como "Amílcar Cabral e as Mulheres na Luta de Libertação Nacional", "A Luta de Libertação Nacional nas Fontes do Arquivo Histórico de Cabo Verde", "O Cinema no Contexto da Luta de Libertação e Construção dos Estados da Guiné e Cabo Verde", "Amílcar Cabral - Vida e Obra", "As Línguas, as Ciências e a Integração Regional em Amílcar Cabral" e "Amílcar Cabral e o Ideal do Homem Novo".
 
São oradores e moderadores deste encontro de reflexão personalidades como Corsino Tolentino, Cristina Gomes, José Évora, Ana Mafalda Pereira e Octávia Francisca (Universidade de Cabo Verde) e o cineasta Júlio Silvão e os historiadores Victor Semedo e Lourenço Gomes.
 
Amílcar Cabral, natural de Bafatá (150 quilómetros a leste de Bissau), filho de pais cabo-verdianos, foi um dos cofundadores do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, e foi morto em Conacri a 20 de janeiro de 1973 em circunstâncias nunca esclarecidas.
 
JSD // HB
 
Governo cabo-verdiano aprova "morna" como património nacional
 
13 de Dezembro de 2012, 18:30
 
Cidade da Praia, 13 dez (Lusa) - O Governo de Cabo Verde aprovou hoje uma resolução que classifica a "morna" como Património Histórico e Cultural Nacional, primeiro passo para tornar o principal género musical cabo-verdiano como Património Imaterial da Humanidade.
 
A decisão foi anunciada hoje pelo porta-voz do Conselho de Ministros cabo-verdiano, Jorge Tolentino, que salientou que o Ministério da Cultura está a ultimar uma Comissão Nacional para preparar o dossiê e atuar junto da UNESCO.
 
O diploma foi aprovado no Conselho de Ministros e atribui o estatuto ao género musical mais conhecido de Cabo Verde, tendo em conta o ponto de vista "histórico e cultural" na vida dos cabo-verdianos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana