quarta-feira, 21 de agosto de 2013

EUA: SOLDADO “CÚMPLICE” DO WIKILEAKS CONDENADO A 35 ANOS DE PRISÃO

 


O soldado norte-americano Bradley Manning foi, esta quarta-feira, condenado a 35 anos de prisão após ter sido acusado de ter entregado documentos secretos do governo dos EUA ao site Wikileaks, avança o New York Times. Manning poderá, no entanto, ver a sua pena reduzida, uma vez que parte da mesma já foi cumprida.
 
Bradley Manning foi hoje condenado a 35 anos de prisão após ter sido julgado pela entrega de mais de 700 mil documentos secretos ao site Wikileaks, criado por Julian Assange.
 
À pena imposta ao soldado norte-americano, que acabou por ser expulso do exército, serão reduzidos três anos e meio já cumpridos.
 
Manning foi considerado culpado da maioria das acusações de que era alvo, entre elas violação da lei de espionagem e de segurança nacional, roubo de informação governamental, fraude informática e acto abusivo.
 
Contudo, o antigo soldado foi absolvido da acusação que poderia agravar, ainda mais, a sua pena: ajudar o inimigo, escreve o mesmo jornal.
 
O caso Wikileaks, que está na origem desta condenação, trouxe a público escândalos que envolvem actividades militares e diplomáticas em todo o Mundo, com especial destaque nos Estados Unidos.
 
Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana