segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

República Centro-Africana: CONFLITO DEIXA MILHÕES EM RISCO DE FOME

 


Cerca de 1,29 milhões de pessoas na República Centro-Africana, mais de 40% da população rural do país, precisam de ajuda alimentar urgente devido ao conflito, alertou hoje a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
 
Segundo aquela agência das Nações Unidas, que fala em "milhões de pessoas em risco de insegurança alimentar", o número de pessoas a precisar de ajuda urgente é quase o dobro do estimado em fevereiro e "vai aumentar dramaticamente no próximo ano se os agricultores não conseguirem preparar-se para a próxima época de sementeira".
 
A produção agrícola caiu este ano devido ao conflito que deflagrou no nordeste do país em dezembro do ano passado e que se estendeu ao resto do território.
 
Segundo as estimativas, 500.000 pessoas terão abandonado as suas casas e muitos agricultores deixaram de ter acesso aos seus campos.
 
"Há uma grave falta de sementes, por um lado devido às pilhagens, por outro porque os habitantes foram obrigados a consumi-las em vez de as conservar para a sementeira", indicou Dominique Burgeon, diretor da divisão de operações de urgência da FAO.
 
"Os agricultores desesperados vendem os seus utensílios e os seus animais para poderem alimentar as famílias, e ficam sem meios de ganhar dinheiro, além de que se têm multiplicado os roubos de animais e equipamento agrícola", alertou.
 
A agricultura representa 53% do PIB nacional e grande parte dos empregos do país, onde perto de três quartos da população vive em meios rurais.
 
As exportações agrícolas - uma das principais fontes de divisas estrangeiras no país, nomeadamente madeira, algodão e café - diminuíram drasticamente este ano e os preços dos alimentos estão elevados e voláteis, devido à perturbação do mercado.
 
O pedido de ajuda humanitário coordenado pela ONU aponta para a necessidade de 241 milhões de dólares para ajudar 1,8 milhões de pessoas na RCA, enquanto a cooperação para a segurança alimentar, liderada pela FAO e pelo Programa Alimentar Mundial, pede 61 milhões de dólares para ajudar 500.000 pessoas.
 
A FAO está a mobilizar fundos e recursos humanos para preparar a sementeira de março, incluindo a disponibilização de 1,2 milhões de euros do seu próprio mecanismo de financiamento.
 
A RCA, de 4,5 milhões de habitantes, mergulhou no caos após o golpe de Estado de março realizado pela coligação rebelde Séléka, com origem na minoria muçulmana, que afastou o Presidente François Bozizé.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana