quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cavaco: o "cúmplice" na aprovação de inconstitucionalidades – Isabel Moreira




No artigo de opinião que assina no Público desta terça-feira, Isabel Moreira lança farpas ao Presidente da República, por considerar que, mais do seguir a sua convicção quanto à constitucionalidade das medidas aprovadas pelo Governo, colabora com o Executivo, lutando para que o “peso do incumprimento” seja colocado no Tribunal Constitucional.

“De Orçamento em Orçamento, Passos fez por ignorar a jurisprudência do Tribunal Constitucional (TC)” e seguiu uma “governação nos limites da legalidade”, começa por dizer Isabel Moreira, no artigo de opinião que assina no jornal Público.

Mas não é só o Governo o alvo das críticas da deputada do PS. Também o Presidente da República é, no seu entender, “cúmplice” do Executivo no que à aprovação de medidas inconstitucionais diz respeito.

Sobre esta matéria, a socialista relembra o facto de o chefe de Estado “nada ter feito”, em 2012, “quanto ao poder que tem de se dirigir ao Tribunal Constitucional”. E disse mesmo que “este é o regular funcionamento de Cavaco”.

Já este ano, após a declaração de inconstitucionalidade de três normas do Orçamento do Estado para 2014 e depois do pedido do Governo ao Presidente, “fica então aquele órgão de soberania sediado em Belém destinado a requerer a fiscalização preventiva de diplomas, não por ter a convicção de que os mesmos sejam inconstitucionais, mas para colaborar com o Governo na sua convicção de que o peso do incumprimento, o peso da violação do direito e da separação de poderes, deve ser colocado no TC. Pior: o ónus”, remata.

Goreti Pêra / Noticias ao Minuto

Leia mais em Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana