terça-feira, 24 de junho de 2014

Quase 60% dos americanos não aprovam política externa de Obama




Os resultados da pesquisa sociológica do jornal New York Times e do canal de televisão CBS, publicados terça-feira, comprovam que o número de americanos, descontentes com a política externa do presidente Barack Obama, aumentou bruscamente durante o último mês e agora corresponde a seis de cada dez habitantes do país.

De acordo com os resultados desta pesquisa sociológica, 58% dos habitantes dos EUA não aprovam a política de Obama no estrangeiro. Este índice supera em dez pontos o respectivo índice do mês anterior. Durante este lapso de tempo os EUA participaram ativamente de vários conflitos nos países estrangeiros, em particular, apoiaram a chamada operação militar especial, realizada pelo governo da Ucrânia no sudeste do país e elaboraram novas sanções econômicas contra a Rússia.

Além disso, os EUA deparam uma crise inesperada no Iraque, que as tropas americanas tinham deixado em 2011 depois de oito anos de regime de ocupação.

“A pesquisa registra a crescente desconfiança em relação ao presidente e a suas qualidades de líder e torna evidente a profunda preocupação dos que consideram que a ulterior intromissão dos EUA no Iraque pode acarretar a participação longa e cara destes eventos”, constata o jornal New York Times.

O crescimento da desconfiança em relação à política externa de Obama é especialmente grande entre os seus correligionários políticos – os democratas. Cerca de um terço do eleitorado do Partido Democrata desaprova os seus métodos de direção da política externa do país.

Voz da Rússia - Foto: AP/Charles Dharapak

Sem comentários:

Mais lidas da semana