domingo, 3 de julho de 2022

Angola | O CORONEL REFORMADO DA HONRA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Matadi Daniel diz que é coronel, está reformado e apresenta-se como médico “especialista em doenças renais”. Os verdadeiros apresentam-se como nefrologistas. Este saiu da quinta dos animais, criada por Orwell. É o exemplo acabado do triunfo dos porcos. O porcalhão escreveu um artigo de opinião no Novo Jornal (uma kibanga de gado porcino) onde expõe as doenças de José Eduardo dos Santos e garante que no doente “é notório o seu fácies hipocrático ou também designado fácies cadavérico”. Depois dita para a página da kibanga como se apresenta fisicamente o enfermo.

O “médico” viola de uma forma grave a intimidade da vida privada de um cidadão e concretamente a sua esfera pessoal. Não passa de um carniceiro, um porco sujo, um canalha. Se a Ordem dos Médicos existe, o coronel reformado da honra é imediatamente expulso, porque não tem condições éticas para exercer a profissão. 

Mais grave é possível. O coronel reformado da honra, Matadi Daniel, traiu o seu código profissional até este ponto: “No Centro Médico Teknon de Barcelona, uma consulta de clínica geral custa a módica quantia de 520 euros e um internamento diário na Unidade de Cuidados Intensivos, custa entre os 7500 e os 8000 euros”. 

Primeiro veio um ministro dizer que vai pagar a conta. Depois vem o Matadi sem honra dizer quanto custa. E aproveita a embalagem para dizer que José Eduardo dos Santos “está com o fácies hipocrático ou cadavérico”. Portanto, calma, muita calma, a conta nem vai ser muito grande. Podem chamar a malta toda para a kibanga e comemorar. É o triunfo retumbante dos porcos.

A quem está por trás do muxito mexendo os cordelinhos do ministro e do coronel reformado da honra quero dizer que se continuam a chafurdar ma porcaria, o triunfo vai saber a pouco ou mesmo nada. No meio da porcaria, todos ficam sujos. Entre os porcos, nenhum se fica a rir dos outros. Se puderem, elevem um nadinha o nível. Nunca se esqueçam que no erro, só encontramos soluções erradas. E de erro em erro, podem chegar à solução errada que é fatal. Comecem a pensar com a tola e não com a cabeça do dedo pequenino do pé. 

Falem de coisas importantes e que não seja necessário um coronel reformado da honra vir explicar pormenores. Por exemplo, o Presidente João Lourenço anunciou hoje na cidade de Caxito que vai arrancar o centro de estágios do desporto paralímpico, com quadras de ténis, piscina olímpica, pavilhão gimnodesportivo e campo relvado de futebol. Estra obra não tem fácies cadavérico. Nem precisa de cuidados intensivos que custam mais de sete mil euros por dia. 

No Caxito nasce uma nova centralidade! Sabem o que é? Casas, muitas casas. É a música maviosa da festa das eleições, que vai durar 53 dias. O presidente do MPLA só nos traz boas notícias. A festa das eleições não é contrabando, não dá espaço para as depressões. Festa é saúde.

Caxito vai ter em breve um hospital com capacidade para 300 camas. Se alguém adoecer, tem muita cama à espera, muita capacidade para receber enfermos. E o ministro Tete António não precisa de pagar a conta. Assistência médica é gratuita, antes, dura te e depois da festa das eleições.

Na Barra do Dande está em marcha a Zona Económica Especial com todas as infraestruturas. O transporte marítimo enlaça com o transporte rodoviário. Nascem indústrias de ponta, comércio, turismo, tudo o que é preciso. Este projecto atrai muito investimento estrangeiro. Os depósitos de combustíveis são os maiores do país. 

Na Barra do Dande está a nascer uma cidade industrial, uma cidade comercial, uma cidade turística. Não sou coronel reformado da honra mas ainda sei explicar umas coisas simples. Estas cidades, esta zona económica especial, vai criar muitos milhares de postos de trabalho. Por favor, não metam a saúde do Presidente José Eduardo na campanha eleitoral. Vai dar mau resultado porque tudo o que é bom para os porcos, é mau para quem gosta de limpeza e transparência. E o MPLA gosta. É campeão da transparência.

Espanha matou dezenas de refugiados africanos em Melilla. Não pensem que os mortos queriam ser refugiados ucranianos, longe disso. Só queriam ser mão-de-obra barata e escaparem à morte violenta. Foram recebidos a tiro na União Europeia das liberdades. Outros refugiados africanos bem sucedidos e espanhóis fizeram manifestações contra os matadores. Ouviram falar? Viram as imagens? Não. Amanhã os matadores escondem as armas e desembarcam nas capitais africanas tratando dos seus negócios leoninos (só ganham eles…). Luanda também está na rota deles.

O presidente do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) já nos aturou à cara que autorizou duas empresas norte-americanas a investirem dois mil milhões de dólares em projectos de energia fotovoltaica. Roubam-nos descaradamente e ainda temos que lhes agradecer! Os nossos Media fazem a festa. Pensam que o dinheiro é deles? Nunca foi. Roubaram-nos 200 mil milhões e agora acenam-nos com dois mil. Como se fossemos macaquinhos amestrados na arte de comer uns bagos de jinguba.

Eu não sou coronel reformado da honra mas sei que os EUA importam tecnologias na área das energias renováveis, nomeadamente a fotovoltaica. Por que razão estamos a importar dos gringos aquilo que eles importam? Por que razão não vamos à fonte? Procurem saber quem vai facturar com as comissões do negócio e têm a resposta. Se eu fosse coronel reformado da honra, fazia-vos uma lista de beneficiários. Mas como estamos na festa das eleições, o melhor é festejar como hoje festejou, exuberantemente, o Povo do Bengo, na cidade de Caxito. O MPLA é imparável.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana