domingo, 30 de abril de 2023

UE: BORREL “VENDIDO” AOS INTERESSES DE MARROCOS CONTRA LUTA SAHAURI

Resposta à carta enviada pelo PUSL ao Alto Representante da UE, Josep Borrell

Por un Sahara Libre 

No dia 24 de Março, o PUSL enviou uma carta ao Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e aPolítica de Segurança, Joseph Borrell, alertando para a situação do preso político saharauí, Houssein Amaadour.

Na carta, solicitamos ao Alto Representante/Vice-Presidente, Josep Borrell, que actue de acordo com as declarações feitas a 18 de Janeiro deste ano, nas quais afirmou que “o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais está na base da parceria forte e estratégica que a União Europeia construiu com Marrocos ao longo do tempo, e que estamos empenhados em desenvolver ainda mais”, e, consequentemente, que recorde ao Reino de Marrocos que esta deve ser a base da relação entre este Estado e a UE. Neste caso, isso significa o respeito pelas normas Nelson Mandela da ONU e a transferência para uma prisão mais próxima da família do preso político sarauí Amaadour.

Recebemos hoje uma resposta a esta carta (anexa no final do texto).

Do PUSL agradecemos a resposta. Uma resposta cheia palavras bonitas mas que, infelizmente, não responde a nenhum dos pontos levantados na carta. A Delegação da UE em Rabat não tem que consultar o Conselho Nacional Marroquino dos Direitos do Homem (CNDH) que demonstrou desde o início não ser mais do que um mecanismo de propaganda e sem qualquer tipo de acção em defesa dos direitos humanos, como se pode ver no silêncio absoluto do CNDH em relação às decisões do CAT (Comité contra a Tortura das Nações Unidas).

PUSL gostaría de receber uma resposta com rigor e compromisso com os princípios anunciados pelo Sr. Borrell e não uma declaração de marketing vazia de conteúdo e iremos informá-lo disso.

Ver em Scribd: 

[Re] HR violation of political prisoner in hunger strike by porunsaharalibre.org on Scribd

Ver em Por un Sahara Libre:

Carta do Representante da POLISARIO F. à ONU para o Conselho de Segurança

A RASD pedirá, oficialmente, para ser membro observador da Cimeira Ibero-Americana

Eurodeputada espanhola denuncia a exclusão da Frente Polisario das negociações do acordo de pesca UE-Marrocos

Sem comentários:

Mais lidas da semana