sábado, 27 de agosto de 2011

JOVENS TIMORENSES EMBAIXADORES EM MADRID





A Jornada Mundial da Juventude 2011 em Madrid também trouxe muitos jovens peregrinos timorenses para participar nesse evento. A equipa SAPO. TL em Lisboa encontrou-se com alguns dos peregrinos que estiveram em Lisboa antes de continuar a sua viagem a Roma e voltar para Timor.

Os peregrinos fizeram uma visita rápida à Embaixada da RDTL em Lisboa, onde partilharam as suas experiências com a embaixadora de Timor em Portugal, Dra. Natália Carrascalão. O grupo coordenado pelos padres Natalino Verdial (paróquia de Maliana), João Jeronimo (paróquia de Baucau) e pAngelo Salsinha (paróquia de Dili), trazia ainda viva a mensagem do Papa Bento XVI "Seja como Cristo! "

O Santuário de Fátima também fez parte da rota dos peregrinos timorenses após a Jornada Mundial da Juventude em Madrid. Na sua peregrinação estes jovens promoveram o país como embaixadores de Timor-Leste no mundo, divulgando a cultura timorense como a melhor forma de mostrar a fé, amor e caridade de todos os outros jovens timorenses. Como representantes nessa jornada estavam tristes ao descobrir que as pessoas em geral sabiam pouco ou nada sobre o país e que ainda o relaciona com actos de violência e situações de pobreza extrema. Para contrariar esta ideia os jovens tudo fizeram para melhorar a imagem que o mundo tem acerca de Timor, contando as suas histórias durante a jornada.

Após a curta paragem em Portugal, o grupo segue agora para Roma onde vai visitar o túmulo do Papa João Paulo VI. Composto por jovens de vários distritos, encontrámos no grupo uma mulher polícia do Suai, médicos de Dili e Maliana, e um grupo de jovens de Baucau.

Na comitiva havia também 17 membros do Parlamento dos Jovens presentes em Madrid que regressaram a Timor logo após o encerramento da Jornada Mundial da Juventude em Madrid.

Sem comentários:

Mais lidas da semana