sábado, 27 de agosto de 2011

Secretas espiaram telemóvel de jornalista do PÚBLICO, avança semanário Expresso


Nuno Simas, jornalista, vigiado ilegalmente pelo SIED-SIR-SIS-PIDE-DGS*

PÚBLICO

Direcção do PÚBLICO exige inquérito

Ex-dirigentes do Serviço de Informações Estratégias de Defesa (SIED) tiveram acesso aos registos telefónicos do antigo jornalista do PÚBLICO Nuno Simas para descobrirem as suas fontes, avança a edição de hoje do semanário Expresso.

A direcção do PÚBLICO considera inaceitável que o SIED tenha tido acesso aos registos de telemóvel de um jornalista da redacção e entende que esta questão tem que ser investigada até às últimas consequências e não pode ficar impune. Os advogados do jornal vão ser contactados para analisar os passos a dar. A direcção do PÚBLICO divulgou uma nota (ver link).

Nuno Simas, que trabalhou no PÚBLICO até Julho deste ano e que pertence agora à direcção de informação da agência Lusa, era o jornalista que acompanhava os assuntos ligados aos serviços de informação no PÚBLICO. Segundo o Expresso, foi este o principal motivo da investigação que lhe foi movida no interior do SIED.

Segundo o jornal, às mãos de Jorge Silva Carvalho, então director do SIED, chegaram seis páginas A4 e o documento foi intitulado com o nome de código “Lista de compras”. O semanário reproduz hoje cópias desses documentos, onde aparecem registos detalhados de todos os telefonemas e SMS enviados por Nuno Simas, entre 19 de Julho e 12 de Agosto de 2010. Na lista, a que o Expresso teve acesso, é possível identificar todos os registos telefónicos, os seus destinatários, nos diferentes dias e horas, e ainda a duração de cada chamada. A lista identifica poucos destinatários pelo nome.

Confrontado pelo Expresso com esta afirmação, o jornalista visado confirmou, sem adiantar mais pormenores sobre o caso, que a lista corresponde efectivamente aos telefonemas que fez naquele período.

As fontes contactadas pelo Expresso revelam que a listagem terá sido enviada a Jorge Silva Carvalho por um director-operacional da SIED (exonerado no passado dia 5 de Agosto por alegadamente ter enviado informação para Jorge Silva Carvalho quando este já não trabalhava no SIED). No entanto, ainda segundo o mesmo semanário, terá sido através da colaboração de alguém de dentro da operadora telefónica, que o mesmo terá tido acesso aos registos telefónicos, uma vez que não existe qualquer registo oficial interno do SIED da acção nem é legal a cedência destes dados pessoais sem o conhecimento do próprio. Na altura, o número de telefone do jornalista pertencia à operadora Optimus, empresa detida pela Sonaecom, que também é proprietário do PÚBLICO.

Com a lista detalhada, o então director do SIED pretendia, segundo o Expresso identificar a fonte de Nuno Simas, que o informava sobre os assuntos internos das “secretas”. Nuno Simas assinou no PÚBLICO um artigo, a 7 de Agosto de 2010, que revelava um mal-estar existente no SIED com a entrada e nomeação de novos membros, intitulado “Mudanças de espiões e dirigentes causam mal-estar nas ‘secretas’”.

O director-operacional da SIED em causa foi um dos homens de confiança de Jorge Silva Carvalho, que dirigiu o SIED até final de Novembro de 2010, quando se demitiu para integrar os quadros da Ongoing, empresa com várias áreas de negócio, entre as quais a comunicação social.

O Expresso questionou o advogado de Silva Carvalho, Nuno Morais Sarmento, e o secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, Júlio Pereira, para saber se ambos tinham conhecimento do caso e perceber que disposição legal permitiu a recolha de dados, mas não obteve nenhuma resposta.

- Notícia em actualização em Público

Relacionados:

*Legenda, na foto, de Página Global

Governo pede inquérito
sobre acesso a registos telefónicos do jornalista Nuno Simas
 
PÚBLICO – 18.54

Passos Coelho chama Júlio Pereira

O Governo anunciou que pediu a abertura de um inquérito interno ao SIRP sobre o acesso ilegal aos registos telefónicos do jornalista Nuno Simas, quando este integrava a redacção do PÚBLICO, em Julho e Agosto de 2010.

A nota do gabinete do primeiro-ministro refere que Passos Coelho “recebeu a notícia com extrema preocupação e pediu ao secretário-geral do SIRP [Sistema de Informações da República Portuguesa], Júlio Pereira, a abertura de um inquérito que investigue o que realmente se passou e que apure as responsabilidades”.

Passos Coelho vai receber Júlio Pereira na segunda-feira para discutir esta questão.

A nota acrescenta que o primeiro-ministro considera esta situação “de grande gravidade”.

A direcção do PÚBLICO decidiu hoje apresentar uma queixa-crime contra incertos na Procuradoria-Geral da República relativamente à violação dos registos do telemóvel do jornalista Nuno Simas, que foram cedidos a membros do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

Segundo o semanário Expresso, que hoje divulgou a notícia, às mãos de Jorge Silva Carvalho, director do SIED até Novembro do ano passado, chegaram seis páginas A4 e o documento terá sido intitulado com o nome de código “Lista de compras”. O Expresso reproduz hoje uma cópia dessa documentação, onde aparecem registos de todos os telefonemas e SMS enviados por Nuno Simas, entre 19 de Julho e 12 de Agosto de 2010.

Na lista, e segundo o Expresso, é possível identificar números de telefone, em diferentes dias e horas, e ainda a duração de cada chamada. A lista identifica poucos destinatários pelo nome, lê-se na notícia.

Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana