sábado, 27 de agosto de 2011

Bissau: Remodelação no Governo, saem dois ministros e muda de pastas metade do executivo




FP - LUSA

Bissau, 26 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro da Guiné-Bissau remodelou hoje o Governo, exonerando os ministros da Administração Territorial e da Solidariedade Social e mudando de pastas metade dos outros ministros.

De acordo com um decreto presidencial hoje divulgado, deixam o Governo o ministro da Administração Territorial, Luís de Oliveira Sanca, e a ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta contra a Pobreza, Lurdes Vaz.

Para o lugar de Lurdes Vaz foi nomeada Valentina Luísa Mendes, médica (uma das novas entradas), e a pasta da Administração Territorial é agora ocupada pelo até agora ministro do Interior, Dinis Cablon Na Fantchamna.

Fernando Gomes, que era ministro da Função Pública, passa a ocupar o cargo de ministro do Interior. Ocante da Silva, que era ministro da Defesa, passa agora para a Função Pública.

Para a Defesa foi escolhida a segunda cara nova do Governo, Baciro Dja, que já tinha sido ministro da Juventude no primeiro executivo saído das eleições legislativas de 2009.

Ainda na "dança de cadeiras", o até agora ministro da Justiça, Mamadú Jaló Pires, passa para os Negócios Estrangeiros, trocando com o atual ministro da diplomacia, Adelino Mano Queta, que assume a Justiça.

Na mesma remodelação, a área da Indústria deixa a alçada de Botché Candé, no Ministério do Comércio, da Indústria, do Turismo e Artesanato, e passa para Higino Cardoso, ministro da Energia e Recursos Natuais.

A nível de secretários de Estado também trocam de pastas os responsáveis pelo Ambiente e pelas Pescas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana