sábado, 27 de agosto de 2011

KADAFI ESTARIA EM CARRO BLINDADO RUMO À ARGÉLIA, diz agência




TERRA

Um comboio com seis carros blindados que poderia transportar altos dirigentes líbios, incluindo o coronel Muammar Kadafi, passou nesta sexta-feira pela fronteira entre Líbia e Argélia, informou a agência oficial egípcia Mena, citando uma fonte militar líbia rebelde.

"Seis Mercedes blindados passaram na manhã desta sexta-feira pela cidade de Ghadames", revelou a agência, que cita um conselheiro militar líbio desta localidade situada na fronteira com a Argélia.

O comboio foi escoltado até sua entrada na Argélia pelo chefe de uma "katiba" (brigada), explicou o militar rebelde, acrescentando que não pôde atacá-lo por falta de munição.
"Pensamos que transportavam altos dirigentes líbios, possivelmente Kadafi e seus filhos". Kadafi está desaparecido desde a entrada dos rebeldes em Trípoli, no final de semana passado.

Líbia: da guerra entre Kadafi e rebeldes à batalha por Trípoli

Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de julho, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era em xeque.

2 comentários:

Anónimo disse...

PETRÓLEO OBRIGA!

ESTA NÃO É UMA "GUERRA CIVIL": É UMA GUERRA DA AFRICOM/OTAN CONTRA UM PAÍS QUE QUEREM MANTER REFÉM DA HEGEMONIA UNIPOLAR ANGLO-SAXÓNICA!

Martinho Júnior.

Luanda.

Anónimo disse...

Pois é. Sorte que a Coréia do Norte não possui petróleo, senão iam querer atacar a coitada também !!!

O Kim é um ditador de sorte, já outros...

Mais lidas da semana