domingo, 18 de setembro de 2011

CONTROLEM O SOBA





É chegado o momento. É chegado o momento de toda a gente com responsabilidades em Portugal dizer basta. Basta de olhar para Alberto João Jardim como o político que conseguiu na Madeira um nível de desenvolvimento que nenhum outro conseguiu no Continente ou nos Açores.

Basta de baixarmos a crista sempre que o desembocado Jardim nos insulta a todos, quando insulta quem nós escolhemos para governar Portugal ou para presidir aos destinos da nação, como fez com o "senhor Silva", que é hoje nosso Chefe do Estado. Sempre soubemos, mas hoje entra pelos olhos dentro, que o que ele fez na Madeira fez em benefício primeiro de quem lhe diz que sim a tudo e à custa do sacrifício de milhões de portugueses.

Visitei a Madeira várias vezes e gostei sempre do que vi. Visitei o Funchal logo depois das cheias e alguns meses depois. E voltei de férias com mulher e filhas para solidariamente ajudar a recompor a vida de um povo que mete mãos à obra quando a desgraça lhe bate à porta. Admiro quem lá vive ou lá nasceu, porque é sempre visível a força que constroem a partir da sua condição de insulares.

Gosto da Madeira e dos madeirenses e só não percebo a razão pela qual há décadas vergam perante o poder de um político que é visto como um soba (aquele que por superioridade política ou económica exerce domínio sobre determinada população). Ou melhor percebo, é pela mesma razão pela qual o poder político da República se verga - o medo do prejuízo individual que possa advir se enfrentarem o soba.

Mas este é um bom momento. Se os senhores da República não são capazes de fazer o soba cumprir a lei geral, se os deputados, os governantes e o presidente da República não são capazes de trabalhar para impedir o regabofe de Alberto João Jardim, tem de ser o povo da Madeira a colocar limites à sua actuação de déspota (governante que exerce autoridade arbitrária e absoluta).

Vivo neste mundo e já não espero que escolham outro para presidir aos destinos da Madeira, mas estou com o CDS: retirem-lhe a maioria e obriguem-no a governar em democracia. Jardim que mostre o que vale governando com regras. Desconfio até que uma vitória sem maioria será razão suficiente para o déspota passar a pasta.

Há muitos anos que políticos com responsabilidades na República lhe distribuem elogios. Cavaco Silva considerou em 2008 que aquele "senhor não precisa de elogios, a obra que realizou ao longo destes 30 anos fala por si", e até Jaime Gama, que um dia comparou João Jardim a Bokassa, disse, também em 2008, que o presidente do Governo Regional era "um exemplo supremo na vida democrática". No buraco em que ele nos meteu a todos, continentais e insulares, é chegado o momento de acabar com a hipocrisia política.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Baldaia : PRIVATIZAI-VOS UNS AOS OUTROS ! ! !

Mais lidas da semana