domingo, 18 de setembro de 2011

Moçambique: Segurança de Dhlakama impede manifestantes de chegar à sua residência




LYR - LAS

Nampula, Moçambique, 17 set (Lusa) - Centenas de manifestantes convocados pelos conselhos Islâmico e Cristão de Moçambique tentaram hoje sem êxito entregar uma mensagem a favor da paz a Afonso Dhlakama, presidente da RENAMO, na sua residência em Nampula, norte de Moçambique.

Os manifestantes foram impedidos de circular na Rua das Flores pela guarda pessoal do líder do maior partido da oposição em Moçambique quando tentavam entregar uma mensagem "a dissuadir" Dhlakama do "seu discurso belicista" e da intenção de aquartelar os antigos combatentes da RENAMO.

Inicialmente, a marcha deveria passar por várias ruas que dão acesso à residência de Afonso Dhlakama, mas a presença de um elevado número dos seus seguranças fê-los desistir das suas intenções.

"Nós recuámos porque não queremos violência", disse aos jornalistas Abubacar Artur, do Conselho Islâmico, acrescentando "a paz não é importante apenas para aos homens, mas a todos os seres vivos, havendo por isso, necessidade de preservá-la em todo momento da vida".

Alberto Adriano, do Conselho Cristão referiu que as várias mensagens apresentadas durante a marcha incidiram sobre "a necessidade da consolidação da paz, unidade nacional e democracia multipartidária".

Sem comentários:

Mais lidas da semana