quinta-feira, 6 de setembro de 2012

“MAMÃE EUA” VISITA TIMOR-LESTE COM "AJUDAS" PARA TIMORENSE VER

 


Hillary Clinton visita país pela primeira vez
 
06 de Setembro de 2012, 05:45
 
Díli, 05 set (Lusa) - A Secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton cumpre na quinta-feira uma visita de algumas horas a Timor-Leste, numa deslocação que o Governo local considera "histórica" e espera que traga mais investimento norte-americano ao país.
 
Numa declaração à agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres salienta a primeira visita de um chefe da diplomacia dos Estados Unidos a Timor-Leste, razão pela qual a deslocação é "história", e disse que o país "precisa de mais investimento das empresas americanas".
 
No que toca às relações políticas entre ambos os países, acrescentou José Luís Guterres, estas são "excelentes" e o Governo timorense promete "fazer o máximo" para que a situação se "reforce ainda mais".
 
Timor-Leste não esquece o apoio norte-americano aquando do processo de independência e José Luís Guterres salienta também a contribuição anual dos Estados Unidos em cerca de 20 milhões de dólares para o desenvolvimento do país.
 
Para o ministro, o "reforço da amizade" com os Estados Unidos, assim como com blocos como a União Europeia, "é benéfico para Timor-Leste" e para os objetivos comuns dos países democráticos e que defendem os Direitos Humanos.
 
"É uma visita breve, mas para Timor-leste é visita histórica e esperamos que traga mais apoio para o nosso povo", concluiu.
 
Hillary Clinton deverá chegar a Timor-Leste às 06:30 locais de quinta-feira (22:30 de quarta-feira em Lisboa) e inicia os contactos oficiais às 09:00 (01:00 em Lisboa) no Palácio presidencial onde manterá um encontro com Taur Matan Ruak, o Chefe de Estado timorense.
 
Depois, a líder da diplomacia norte-americana vai reunir-se com o Governo liderado por Xanana Gusmão e antes de partir, numa hora que não foi revelada, manterá também encontros com Organizações Não Governamentais.
 
A visita de Hillary Clinton está rodeada de fortes medidas de segurança e obriga até a uma acreditação especial junto das autoridades oficiais para aceder ao Palácio do Governo, onde está prevista uma declaração conjunta de Xanana Gusmão e da Secretária de Estado.
 
JCS.
 
Hillary Clinton já chegou a Díli
 
06 de Setembro de 2012, 08:11
 
Díli, 06 set (Lusa) -- A Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou hoje a Díli, às 07:20 locais (23:20 de quarta-feira em Lisboa), para uma visita de algumas horas a Timor-Leste, que o Governo local considera "histórica".
 
Hillary Clinton demorou cerca de 20 minutos a sair do avião e foi recebida por autoridades locais no aeroporto de Díli, seguindo depois a sua comitiva para a Embaixada dos Estados Unidos na capital timorense.
 
O primeiro encontro oficial da chefe da diplomacia dos Estados Unidos em Díli acontece às 09:00 locais (01:00 em Lisboa), quando Hillary Clinton se reúne com o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak.
 
Depois reúne-se com o Governo liderado por Xanana Gusmão e antes de partir, numa hora que não foi revelada, manterá também encontros com Organizações Não Governamentais.
 
A Secretária de Estado norte-americana cumpre uma visita de algumas horas a Timor-Leste, numa deslocação que o Governo local considera "histórica" e espera que atraia mais investimento norte-americano ao país.
 
Numa declaração à agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres salientou a primeira visita de um chefe da diplomacia dos Estados Unidos a Timor-Leste, razão pela qual a deslocação é "história", e disse que o país "precisa de mais investimento das empresas americanas".
 
José Luís Guterres considerou "excelentes" as relações políticas entre ambos os países, afirmando que o Governo timorense promete "fazer o máximo" para que a situação se "reforce ainda mais".
 
Timor-Leste não esquece o apoio norte-americano aquando do processo de independência e José Luís Guterres salientou também a contribuição anual dos Estados Unidos de cerca de 20 milhões de dólares (quase 16 milhões de euros) para o desenvolvimento do país.
 
Para o ministro, o "reforço da amizade" com os Estados Unidos, assim como com blocos como a União Europeia, "é benéfico para Timor-Leste" e para os objetivos comuns dos países democráticos e que defendem os Direitos Humanos.
 
"É uma visita breve, mas para Timor-Leste é visita histórica e esperamos que traga mais apoio para o nosso povo", concluiu.
 
A visita de Hillary Clinton está rodeada de fortes medidas de segurança e obriga até a uma acreditação especial junto das autoridades oficiais para aceder ao Palácio do Governo, onde está prevista uma declaração conjunta de Xanana Gusmão e da Secretária de Estado.
 
JCS.
 
Hillary Clinton anuncia programa de cinco milhões de euros para timorenses estudarem nos EUA
 
06 de Setembro de 2012, 17:46
 
Díli, 06 set (Lusa) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou hoje um novo programa no valor de 6,5 milhões de dólares (5,1 milhões de euros) para financiar estudos de timorenses nos Estados Unidos.
 
A secretária de Estado fez este anúncio após um encontro com o chefe do Governo timorense, Xanana Gusmão.
 
Hillary Clinton, que em Timor-Leste manteve também um encontro à porta fechada com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, é a primeira secretária de Estado norte-americana a visitar o país, que há 10 anos restaurou a sua independência.
 
A Secretária de Estado disse que a sua visita a Timor-Leste é "um sinal visível do apoio" norte-americano ao que foi conquistado pelo povo timorense e felicitou o país pela realização de eleições (presidenciais e legislativas) justas este ano, salientando a "transferência pacífica do poder para um novo Presidente, Governo e Parlamento".
 
Sobre a crise de 1999 após o referendo que conduziria à independência de Timor-Leste, Hillary Clinton defendeu que o país deve procurar as responsabilidades desses atos.
 
Instado a comentar o mesmo tema, Xanana Gusmão, que agradeceu diversas vezes a Hillary Clinton, não só o apoio dado pelos Estados Unidos à luta pela independência como ao desenvolvimento de Timor-Leste, disse "ser difícil falar" sobre a luta, mas salientou que houve "crimes cometidos" por ambas as partes e que a "democracia só pode sobreviver se houver evolução".
 
Xanana Gusmão recordou também que a Indonésia, que ocupou Timor-Leste durante 24 anos, é hoje o maior parceiro comercial do país, que precisa e continua a promover um bom relacionamento com o seu vizinho.
 
A secretária de Estado deixou ainda uma mensagem ao povo timorense e mostrou-se orgulhosa pela transparência do Governo na gestão das indústrias extrativas.
 
"Os Estados Unidos têm orgulho em terem estado ao vosso lado durante a vossa luta pela independência e continuamos ao vosso lado no vosso esforço de construir uma forte democracia, com instituições sólidas, respeito pela lei e proteção de todos os direitos dos vossos cidadãos" disse.
 
Hillary Clinton acrescentou que a experiência norte-americana "mostra que democracias fortes criam vizinhos estáveis e parceiros fiáveis, um dos motivos por que os Estados Unidos promovem a democracia e os direitos humanos como pilares do (nosso) compromisso em toda a Ásia".
 
Hillary Clinton deixou também elogios a Timor-Leste por ser a "primeira nação da Ásia e a terceira em todo o mundo a cumprir integralmente a política de transparência das indústrias extrativas".
 
"É um feito notável, que mostra que não é necessário ser-se grande para ser eficiente", afirmou.
 
Numa visita de cerca de seis horas, Hillary Clinton teve ainda oportunidade para visitar uma plantação de café, cuja produção é totalmente adquirida pela cadeia "Starbucks" e que foi desenvolvida com o apoio norte-americano, elogiou o café do país e disse que levaria algum consigo para beber em família.
 
Falando da sua visita à Ásia, que incluiu também a China e a Indonésia, a governante salientou que contempla uma mensagem "clara e inequívoca de que os Estados Unidos têm sido, são e continuarão a ser uma potência na região do Pacífico".
 
Por outro lado, acrescentou também que a deslocação não visa tentar travar avanços de nenhum outro país em termos de influência regional.
 
"Não estamos aqui contra qualquer país", disse, ao salientar que o xadrez da Ásia-Pacífico é muito extenso, "suficiente grande para vários países participarem nas diversas atividades da região".
 
Apesar da abertura relativamente à China, nomeadamente na busca de "terreno comum" em assuntos como a Coreia do Norte ou o Mar do Sul da China, Hillary Clinton não escondeu que os dois países possuem, por vezes, pontos de divergência, garantindo que irá expressar a sua discordância sempre que ela existir sobre qualquer assunto.
 
No seu périplo asiático, a Secretária de Estado visitará ainda o Brunei e a Rússia.
 
JCS.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia quase tudo sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

2 comentários:

Anónimo disse...



Aproveitem a oportunidade para porem esta Cinderela a subir a pé o pico do Ramelau!

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não, Dona Hillary,

A NCBA que é a cabeça da CIA aqui no Timor, até de vinagre faz café.
Têm tratado tão mal o café de Timor, que a Starbuks, já só usa o café de Timor para as misturas, deixou de vender a marca de café Timor.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana