quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Timor-Leste: HILLARY CLINTON CONSIDEROU ÚTIL A VISITA À CHINA

 

JCS - Lusa
 
Díli, 06 set (Lusa) - A Secretária de Estado norte-americana disse hoje em Díli, Timor-Leste, que a sua deslocação à China na quarta-feira foi útil e desvalorizou a divergência de opinião em questões como a Síria e as disputas no Mar do Sul da China.
 
"Mesmo quando discordamos, podemos falar de forma sincera e podemos explorar todas estas questões sem colocar em causa toda a relação", afirmou Hillary Clinton em Díli, um dia depois de ter reunido com o Presidente chinês, Hu Jintao, e com outros altos responsáveis chineses.
 
A China resiste à vontade norte-americana e de outros países na aplicação de sanções das Nações Unidas à Síria colocando pressão no regime do Presidente Bashar al-Assad, salientando que a crise tem de ser resolvida através de negociações e quer discutir várias disputas territoriais sobre ilhas no Mar do Sul do China, ricas em recursos naturais, diretamente com os seus vizinhos, rejeitando negociações multilaterais advogadas pelos Estados Unidos.
 
"O interesse de relações maduras, sejam entre dois países ou pessoas, não acontece quando concordamos em tudo (...), mas quando podemos trabalhar as questões que são difíceis", disse, salientando ser importante para os Estados Unidos e para a China dialogarem sobre vários assuntos regionais e internacionais.
 
Antes de sair de Timor-Leste, Hillary Clinton referiu ainda a satisfação de ter recebido em fevereiro deste ano Xanana Gusmão em Washington quando o primeiro-ministro timorense "solicitou o apoio para uma fiscalização eficaz das urnas de voto".
 
"Existem muitas nações, muito mais velhas que esta que não podem dizer com credibilidade que realizaram eleições justas, livres e credíveis como as vossas", concluiu.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana