quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Forças de defesa e segurança timorenses provaram estar aptas a cumprir o seu papel

 

MSE – PNE - Lusa
 
Díli, 31 out (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje, na cerimónia de certificação da Polícia Nacional (PNTL) do país pela ONU, que as forças de defesa e segurança do país provaram estar aptas para cumprir o seu papel.
 
"Tendo as F-FDTL [forças de defesa] e a PNTL provado estarem aptas a cumprir, com profissionalismo e competência, as obrigações que constitucionalmente lhes estão atribuídas, a situação de apoio externo não poderia, obviamente, perdurar no tempo", afirmou Xanana Gusmão.
 
A cerimónia, que decorreu no Palácio do Governo, incluiu também a condecoração com a Ordem de Mérito dos comandantes da Polícia das Nações Unidas e da Força de Estabilização Internacional para simbolizar o final das atividades daquelas missões em Timor-Leste.
 
As autoridades timorenses e as Nações Unidas decidiram em setembro que não haverá prolongamento do mandato da Missão Integrada da ONU no país, que termina a 31 de dezembro, nem da Força de Estabilização Internacional.
 
O governo timorense anunciou também em setembro que após o final do mandato da UNMIT não querem "nem missões políticas, nem de paz", mas uma relação de cooperação "inovadora" com aquela organização.
 
"O dia de hoje constitui, assim, um marco capital para a história recente, mas gloriosa da nossa Pátria. É um motivo de júbilo e de orgulho para todos os timorenses (...) conseguimos corrigir os nossos erros e melhorar as nossas capacidades técnicas e profissionais", afirmou Xanana Gusmão.
 
No discurso, o primeiro-ministro timorense agradeceu a todas as forças de defesa e segurança que desempenharam no país um papel "meritório" para uma "sociedade mais segura e mais justa".
 
"A condecoração com a Ordem de Timor-Leste, que as duas instituições acabaram de receber, representa o nosso genuíno agradecimento a todos quantos, ao longo destes últimos seis anos, serviram a UNPOL e as ISF, servindo também, dessa forma, Timor-Leste e o seu povo", disse.
 
A UNMIT e a Força de Estabilização Internacional entraram no país em 2006, na sequência da crise política e militar que assolou o país e provocou milhares de desalojados.
 
A PNTL recebeu da UNPOL a responsabilidade para tomar conta da segurança do país em março de 2011.
 
Nos últimos 18 meses, a UNPOL tem dado formação e apoio institucional à PNTL.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Esperamos que estas forças se tornam mais professionais e não resolve tudo com brutalidades. Elas estarão sob os olhos das ONGs e mais.

Anónimo disse...

Caro Longuinhos Monteiro,

Para quando a revelação da identificação dos presos envolvidos no tráfico de Heroina e Canabis em Timor Leste?

Aqui a Lucrécia escutou rumores que eram altos comandantes da PNTL, a passar droga para a Indonésia.

Porque foram apresentados, na CAC com sacos de plástico na cabeça?

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana