quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Representante do secretário-geral da ONU anuncia fim do apoio à polícia timorense

 

MSE – VM - Lusa
 
Díli, 31 out (Lusa) - O representante do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Finn Reske-Nielsen, anunciou hoje o fim do apoio operacional da polícia das Nações Unidas às forças de segurança timorenses e o início do repatriamento dos elementos daquela força internacional.
 
"A polícia das Nações Unidas termina o apoio operacional à PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) à meia-noite de hoje (15:00 em Lisboa) e começaremos a repatriar os nossos polícias", disse Finn Reske Nielsen.
 
O representante discursava na cerimónia de certificação da PNTL e da condecoração com a Ordem de Mérito de Timor-Leste dos comandantes da Polícia das Nações Unidas e da Força Internacional de Estabilização, para simbolizar o final das atividades daquelas missões no país.
 
"O primeiro-ministro (Xanana Gusmão) e eu tivemos a honra de certificar que a Polícia Nacional de Timor-Leste está constituída e capaz de conduzir todos os aspetos das funções policiais no país", afirmou o representante do secretário-geral da ONU.
 
Segundo Finn Reske-Nielsen, a PNTL vai continuar a receber apoio bilateral dos "parceiros naturais" de Timor-Leste, nomeadamente Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, e o apoio da ONU, através das agências e programas da organização.
 
"A PNTL mostrou que é capaz de garantir a segurança em grandes ocasiões (...) como nas eleições presidenciais e legislativas", disse o representante do secretário-geral da ONU.
 
No discurso, Finn Reske-Nielsen destacou também que a relação da PNTL com as forças de defesa do país é bem conduzida e construtiva e que Timor-Leste é o país da região do sudeste asiático que tem mais mulheres polícias.
 
"Hoje temos de celebrar porque se desenvolveu uma polícia sustentável que respeita os valores democráticos e os direitos humanos, valores que estiveram na base de formação deste país", disse.
 
As autoridades timorenses e as Nações Unidas decidiram em setembro que não haverá prolongamento do mandato da Missão Integrada da ONU no país, que termina a 31 de dezembro, nem da Força de Estabilização Internacional.
 
O Governo timorense anunciou também em setembro que após o final do mandato da UNMIT não quer "nem missões políticas, nem de paz", mas uma relação de cooperação "inovadora" com aquela organização.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é os NU´s estão de partida, será que agora a PNTL se vai começar a aproveitar das multas?

Até agora quase não havia multas, os PNTL estavam mais ou menos controlados pelos NU´s.

A Lucrécia já foi multada em Bali por parar em cima de uma passadeira, o policia mandou parar.

Existe grande probabilidade de os PNTL começarem a multar a torto e a direito, só para complementarem o salário.

A ver vamos, os PNTL não são Indonésios e querem fazer a diferença.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana