terça-feira, 23 de outubro de 2012

Timor-Leste: FIM DA MISSÃO DA ONU, ADESÃO À ASEAN SEM DATA MARCADA

 


MNE timorense fala a 12 de novembro no Conselho de Segurança sobre fim da missão da ONU
 
23 de Outubro de 2012, 07:38
 
Díli, 23 out (Lusa) - O chefe da diplomacia de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje à agência Lusa que em novembro vai falar no Conselho de Segurança das Nações Unidas e que a missão daquela organização no país acaba "definitivamente" em dezembro.
 
"No dia 12 estarei em Nova Iorque para falar no Conselho de Segurança. Definitivamente a missão das Nações Unidas para a manutenção de paz vai acabar, assim como a presença das missões das forças internacionais em Timor-Leste", disse José Luís Guterres.
 
O chefe da diplomacia timorense falava à Lusa no final de uma conferência para discutir o futuro papel da comunidade internacional no apoio a Timor-Leste após o final da Missão Integrada ONU (UNMIT) no país.
 
As autoridades timorenses anunciaram em setembro que, após o final do mandato da UNMIT, não querem "nem missões políticas, nem de paz".
 
"Gostaríamos de estabelecer com as Nações Unidas umas relações inovadoras de cooperação", afirmou na altura o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
 
MSE // VM.
 
Adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático ainda sem data marcada - MNE
 
23 de Outubro de 2012, 07:53
 
Díli, 23 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste disse hoje à agência Lusa que ainda não há data para a adesão do país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) dado que Singapura tem ainda algumas reservas.
 
"Neste momento não temos nenhuma data marcada para Timor-Leste entrar na ASEAN. Deixemos que isso seja uma decisão por consenso dos membros da ASEAN", afirmou José Luís Guterres.
 
Segundo o chefe da diplomacia timorense, Singapura continua a ter algumas reservas em relação à admissão de Timor-Leste, relacionadas com a preparação dos recursos humanos timorenses.
 
O chefe da diplomacia timorense falava à Lusa no final de uma conferência para discutir o futuro papel da comunidade internacional no apoio a Timor-Leste após o final da Missão Integrada ONU (UNMIT) no país.
 
"Não é que estejam contra a nossa participação na ASEAN, mas querem que nos preparemos para essa entrada", explicou, acrescentando que o seu homólogo de Singapura vai realizar uma visita oficial a Timor-Leste no próximo mês, sem precisar a data.
 
A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro durante a conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.
 
O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido o ano de 2015.
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana