quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Angola: CHICOTI NA ACP, MAIS CINCO ANOS PARA DESMINAGEM, ANGOLA-ESPANHA

 


Georges Chicoti representa o chefe de Estado na cimeira da ACP
 
 
O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, deixou está em Malabo, Guiné Equatorial, onde representa o presidente da República, José Eduardo dos Santos, na Cimeira dos Chefes de Estado de África, Caraíbas e Pacífico (ACP).
 
O chefe da diplomacia angolana esclareceu que a nível dos ACP o trabalho é conjunto e portanto as decisões saídas da Cimeira, que decorrerá de 13 a 14 de Dezembro, serão adoptadas por intermédio de uma declaração conjunta, que será publicada no final dos trabalhos.
 
A delegação, encabeçada por Georges Chikoti, é integrada pelo ministro do Planeamento, Job Graça, e por altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.
 
A comitiva tem o regresso previsto para sábado (15).
 
Prorrogado para mais cinco anos o período de desminagem em Angola
 
TPA
 
O pedido intermédio de extensão de cinco anos solicitado por Angola para a continuação das operações de desminagem e asseguramento das zonas minadas, foi aceite pelos Estados Partes à Convenção de Ottawa, durante a sua 12ª reunião que hoje terminou em Genebra (Suíça).
 
Angola, que ratificou a Convenção em Julho de 2002, pediu a extensão para poder cumprir com os artigos n°5.1 e 5.2, que obriga os Estados signatários a identificar as áreas sob sua jurisdição e controlada ou suspeitas de conter minas anti-pessoal, a destruir e garantir segurança nos locais minados até 1 de Janeiro de 2013, dez anos após a sua entrada em vigor.
 
A decisão contida nas resoluções da reunião expressa a vontade de Angola prosseguir os seus esforços de cumprir da melhor forma todas as suas obrigações sobre a destruição de minas anti-pessoal, como foi evocado pelo presidente da Comissão Inter-Sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH), Santana André Pitra « Petroff », no seu discurso.
 
Na sua explanação indicou que " o forte desejo do povo angolano de ver Angola sem minas, fez com que isso se transformasse também num dos objectivos estratégicos do Executivo angolano ".
 
Assegurou que " Angola vai executar um conjunto de actividades técnico - administrativas, logístico-operativos, para identificar de forma clara os resultados alcançados e determinar o desafio remanescente ".
 
Angola e Espanha estabelecem consultas bilaterais
 
TPA
 
Os ministros angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, e espanhol dos Assuntos Exteriores e Cooperação, José Manuel Garcia Margallo Y Marfil, rubricaram ontem, quarta-feira, em Luanda, um Memorando de Estabelecimento de Consultas Bilaterais.
 
A assinatura do documento, que visa institucionalizar um mecanismo de consultas e avaliação regular da cooperação bilateral entre os dois países, aconteceu no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores após conversações oficiais.
 
O ministro angolano das Relações Exteriores referiu que ele permitirá consultas entre os dois países sempre que necessário e possível, sobre várias matérias no âmbito das relações internacionais.
 
Este documento vai permitir que os dois países trabalhem de maneira afincada, sempre que necessário e, particularmente, no âmbito das Nações Unidas , onde estão representados, argumentou o ministro angolano.
 
De igual modo, irá permitir que possam trabalhar para ajudar a campanha da Espanha ao Conselho de Segurança.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana