quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mário Soares ao i: “Cavaco é um presidente partidário que não respeita a Constituição”

 

Ana Sá Lopes – jornal i
 
Soares organiza amanhã na Aula Magna uma sessão em defesa da Constituição e do Estado social, desta vez também aberta à direita
 
Dr. Mário Soares, o que o levou a convocar uma nova reunião na Aula Magna, desta vez em defesa da Constituição e do Estado social?
 
A situação de desespero em que as pessoas estão, que pode conduzir à violência. Estamos a dois passos disso. Há muita criminalidade, suicídios, ódio contra o governo e o Presidente. Por isso é preciso encontrar uma saída para não se cair na violência. Só vejo a demissão do Presidente e do governo.
 
Desta vez, não é uma reunião de esquerdas. Porque decidiu chamar personalidades conotadas com a direita?
 
Porque não se trata de uma questão partidária ou ideológica. Trata-se de salvar Portugal e de evitar uma desgraça que pode acontecer quando menos se espera. Este governo está moribundo e o Presidente só vê o partido dele, o que é anti-constitucional. Não é o Presidente de todos os portugueses, é um Presidente partidário e que não respeita a Constituição que jurou.
 
Fala-se muito em consenso, nomeadamente agora, quando nos aproximamos do final do programa da troika. O PS não devia mesmo conversar com o governo? Ou não deve nunca aceitar negociar um programa cautelar para o pós-troika?
 
Há dois anos que o Partido Socialista é humilhado pelo governo, o qual não respeita os valores nem dialoga com as pessoas. Não é agora que faz sentido um acordo do pós-troika com um governo que tem vindo a arruinar o país e é de um despesismo inaceitável e imoral. E continua a insistir na austeridade e, por isso, vai de mal a pior.
 
Acha que é possível um consenso anti-políticas da troika que envolva os partidos de esquerda e os sociais-democratas que não se identificam com o estado das coisas?
 
Infelizmente, com a insistência na austeridade, acho que é impossível. Antes de qualquer outra coisa, é preciso que este governo se demita e igualmente o Presidente, porque não respeita a Constituição, que jurou cumprir e fazer cumprir.
 
O que pensa do novo partido de esquerda que agora se formou à volta do eurodeputado Rui Tavares? Conta também com ele na Aula Magna?
 
Rui Tavares é um político que estimo e que vai estar na Aula Magna. Se o partido vai ou não existir e ter força, isso não sei. Não sou profeta...
 
Mesmo que o PS estivesse no governo, a troika seria a mesma. Que armas pode utilizar um país como Portugal para lutar contra as ideias de austeridade dominantes na Europa?
 
Isso é outra conversa. Para já, é preciso salvar Portugal, do terrível buraco em que está. Dialogar com as pessoas, lutar contra o desemprego e evitar os suicídios, o desespero, a criminalidade, a emigração e a miséria. E para isso é preciso que o governo se demita e o Presidente também. É o principal responsável da situação inaceitável a que se chegou. Porque é o protector do seu partido e também não dialoga com ninguém, porque tem medo de sair à rua e falar com as pessoas. Lá saberá porquê.
 
Leia mais em jornal i

Sem comentários:

Mais lidas da semana