domingo, 19 de janeiro de 2014

MOÇAMBIQUE ESTÁ EM GUERRA, DEZENAS DE MILITARES MORREM EM EMBOSCADAS

 


EMBOSCADAS FATAIS EM MUXUNGUE
 
DEZENAS DE SOLDADOS GOVERNAMENTAIS MORREM EM MUXUNGUÉ
 
... Incluindo o Tenente coronel Augusto Lovane

Vários soldados governamentais morreram em duas emboscadas ocorridas ontem e hoje respectivamente, no posto administrativo de Muxungué, distrito de Chibabava, Sofala. Na primeira emboscada ocorrida ontem, na zona de Zove, por volta das 9 horas, o autocarro da Etrago, que trazia uma companhia das fadm trajados a civil, foi varrido por uma saraivada de balas tendo morrido 30 militares e varios feridos. O tenente coronel Augusto Lovane (oficial da forca aérea natural de Tete) e outros foram mortos quando desceram do blindado para socorrer os infortunados do autocarro. A nossa fonte garante que o numero de mortos pode ser muito elevado porque o autocarro foi intensavimente atingigo e poucos conseguiram sair com vida. O segundo ataque ocorreu hoje muito cedo pela manha, mesmo nas barbas de Muxungue, na zona de Mutongi, perto da moagem, também envolvendo um autocarro da Etrago pejado de tropas a paisana e houve um grande massacre, o autocarro foi impiedosamente metralhado mas as informações ainda sao escassas. Todas viaturas atacadas dirigiam-se para a zona sul devido a grande propagação da "praga de perdizes" que alastra pela zona sul. Ao que tudo indica, os guerrilheiros sabiam de antemão que as tais viaturas transportavam militares.
 
Neste momento o hospital de Muxungué está sob forte medidas de segurança para impedir fuga de informacao e ha indicação de os cadáveres estarem a ser mantidos ocultados na zona dos ataques a espera da escuridao da noite. Outras informações indicam que existem vários grupos armados em Muxungué e podem capturar a vila a qualquer momento.

O PAIS ESTA EM GUERRA, INTERROMPAM O TRAFEGO EM SAVE!

Tudo indica que a Renamo decidiu mudar de estratégia e passar a ofensiva para cortar a logística do inimigo a partir da fonte pelo que é prudente que todos os concidadãos parem de utilizar a via Muxungue-Save. Sejamos realistas o pais está em guerra porque o governo, para além de usar civis como escudo, é incapaz de defender o povo nas colunas. O estranho é que o governo oculta o desastre rodoviário em Muxungue e usa a morte de civis em Muxungué para fins propagandisticos com intuito de denegrir a imagem da Renamo e ganhar simpatia da comunidade internacional. E devemos lembrar que a Renamo ja anunciou o fim dos acordos de Roma.

Unay Cambuma, em Moçambique Para Todos
 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Senhores escritores desta noticia, seja imparciais nas vossas abordagens, como a culpa e do Governo mas quem mata e a Renamo? Ou vocês estão a fazer campanha a favor da oposição, escrevam verdades não inverdades, não façam jornal para vender façam jornal para fazer chegar informação credível ao povo. Se vocês são candongueiros este pais esta cheio de analistas com tempo vosso jornal não vai servir para nada sera para limpar rabo.

Anónimo disse...

Parabéns por tudo mas escrevam verdade, hoje em Moçambique ha muitos acadêmicos que não são fáceis de ser enganados.

Mais lidas da semana