domingo, 19 de janeiro de 2014

Moçambique: Hotel de 250 milhões de dólares nasce na marginal de Maputo

 

O País (mz)
 
- O empreendimento estará localizado no Centro de Conferências Joaquim Chissano
 
- É resultado de uma parceria público-privada e será construído pela chinesa AFECC
 
- O presidente da República já lançou a primeira pedra e a conclusão está prevista para 2015
 
O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano terá nova face até finais do próximo ano, quando ficar concluído um ambicioso complexo turístico, cuja primeira pedra foi lançada ontem pelo Presidente da República, Armando Guebuza.
 
Trata-se de um projecto que nasce de uma parceria público-privada, que será executado pelo grupo chinês da área de construção Anhui Foreign Economic Construction (AFECC), numa área de 85 mil metros quadrados. Orçado em 250 milhões de dólares norte-americanos, financiado por capitais chineses, o empreendimento vai compreender três partes, nomeadamente, um hotel cinco estrelas, um Centro de Conferências e salão para festas.
 
A capacidade que se vai instalar será de 290 quartos, salão de festas com capacidade para 2000 pessoas. Os intervenientes, tanto da parte chinesa quanto da moçambicana, acreditam que vai ali nascer um chamariz de turistas nacionais e estrangeiros.
 
O Presidente da República, na sua intervenção, começou por evocar as longínquas relações de amizade e de cooperação como o elemento mais importante na parceria acabada de firmar. Depois referiu-se à importância daquele empreendimento no contexto da melhoria da imagem da cidade capital e do papel que o turismo tem vindo a desempenhar na economia moçambicana.
 
Já a parte chinesa, através do Presidente Executivo da AFECC, Wang Hao, prometeu executar as obras em tempo útil, assegurando que até finais de 2015 o complexo será uma realidade. Aliás, a AFFEC é considerada empresa com tradição na construção de hotéis. Segundo o embaixador da China em Moçambique, Li Chunhua, são já 18 os hotéis construídos pelo grupo, e, em Moçambique, o acabado de iniciar será o terceiro.
 
Espera-se que na fase de construção o empreendimento empregue 1 000 moçambicanos, número que poderá superar os 2 000 na fase de operação, segundo revelou ao “País económico” o embaixador da China.
 
Além do governo moçambicano, representado pelo Presidente da República e pelo ministro do Turismo, Carvalho Muária, e da parte chinesa pelo embaixador plenipotenciário não residente, Li Chunhua, e pelo Presidente Executivo da AFECC, Wang Hao, o lançamento do Projecto de Desenvolvimento do Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano foi testemunhado por diversas individualidades, entre as quais o edil de Maputo, David Simango, e a governadora da Cidade de Maputo, Lucília Hama.
 
O Centro de Conferências Joaquim Chissano
 
O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano foi inaugurado a 25 de Junho de 2003, momentos antes da II Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que se realizou de 4 a 7 de Julho de 2003.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana