segunda-feira, 14 de abril de 2014

Guiné-Bissau: ONU acredita que participação dos eleitores pode ter chegado a 80%




José Ramos-Horta, representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, disse ontem que a participação dos eleitores nas eleições gerais de ontem poderá ter chegado a 80%.

"A afluência às urnas parece-me muito grande, pelo menos pelo que oiço das regiões e pelo que vi. O cômputo final pode chegar à oitenta por cento ou mais", disse Ramos-Horta.

O representante da ONU falava aos jornalistas após o fecho das urnas e com base em dados que disse ter recolhido pessoalmente.

"Parabéns sobretudo ao povo e aos líderes políticos porque é pelo discurso deles, de moderação, de sentido de Estado, que contribuíram para que o povo não ficasse agitado", observou Ramos-Horta.

A preocupação do representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau reside agora na aceitação dos resultados que vierem a ser pronunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), nos próximos dias.

Ramos-Horta espera que o partido vencedor saiba "abraçar" os menos votados e iniciar um processo de diálogo no país.

"Esta é a última oportunidade que a Guiné-Bissau está a ter", notou.

"A comunidade internacional parece que está a dar uma última oportunidade [à Guiné-Bissau]", destacou o responsável da ONU, referindo que "não se pode brincar com as pessoas".

"Gastaram-se aqui dezenas de milhões de dólares em investimentos nas eleições, centenas de pessoas vieram aqui ao longo de dois anos, em diferentes funções. Isto custou-lhes tempo, energia e dinheiro", concluiu Ramos-Horta.

Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana