sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Angola: DIREÇÃO DO MPLA PREPARA CONGRESSO



Kumuênho da Rosa – Jornal de Angola

O Presidente José Eduardo dos Santos convocou para hoje, a partir das 10h00, uma reunião do órgão deliberativo máximo do MPLA, o Comité Central, no Complexo Turístico Futungo 2, em Luanda.

A pouco menos de um mês do Congresso Extraordinário, o Comité Central do MPLA discute, entre outros assuntos, a tese sobre “Melhoria da Vida Interna do Partido e sua Maior Inserção na Sociedade\", o projecto de relatório do Comité Central ao conclave e o respectivo projecto de resolução. Da agenda de trabalho constam outros grandes temas, como o parecer da Comissão de Disciplina e Auditoria do órgão sobre a regularidade das Conferências Provinciais Extraordinárias de Cabinda e do Cuando Cubango, o projecto de tese “O MPLA e os Desafios Político-Eleitorais”, além de propostas de ajustamentos pontuais aos estatutos do partido.

Os membros do Comité Central apreciam também o projecto do Plano Geral de Actividades do MPLA e do Plano de Eventos para o Ano de 2015. De igual modo, os membros do Comité Central são informados sobre o projecto de Orçamento Geral do partido para o Ano de 2015.

Como órgão deliberativo máximo do MPLA, o Comité Central estabelece a linha de orientação política do partido, no quadro das decisões dos congressos. Reúne-se, em sessões ordinárias, duas vezes por ano e extraordinariamente sempre que convocado pelo líder do partido ou pelo Bureau Político.

A reunião de hoje do Comité Central tem lugar precisamente uma semana depois de o Bureau Político se ter reunido para discutir questões relacionadas com a vida interna do partido e a governação do país.

No fim da reunião, realizada a 31 de Outubro, na sede do partido, o Bureau Político apreciou o relatório de balanço do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), para o período 2013/2017, referente ao II trimestre de 2014, tendo concluído que continuam a ser dados passos significativos rumo à materialização dos grandes objectivos definidos no programa de governação do MPLA, com reflexos positivos nas condições de vida das populações.

Na reunião, o Bureau Político foi informado sobre a proposta de Plano Geral das comemorações do 40º aniversário da proclamação da Independência Nacional, em 2015, tendo recomendado uma grande mobilização dos angolanos para esta efeméride.  Bureau Político aprovou o Projecto de Directiva para as Comemorações do 58º Aniversário da Fundação do MPLA, a assinalar-se a 10 de Dezembro próximo, tendo deliberado pela realização do acto central da efeméride no dia 13 de Dezembro, na província do Bengo. O projecto de Plano Geral de Actividades do Partido para 2015, que também consta da agenda de trabalhos da sessão do Comité Central, foi apreciado pelo Bureau Político, no mesmo encontro, no qual este órgão concluiu que o mesmo contém acções essenciais relativas aos diferentes domínios da actividade político-partidária. O Bureau Político apreciou, na ocasião, os projectos de relatórios de balanço do movimento de revitalização dos Comités de Acção do Partido (CAP) e do processo orgânico do conclave.

Balanço e reflexão

Durante uma reunião extraordinária do Comité Central, no mês de Maio, o líder do MPLA avisou que o Congresso Extraordinário a realizar-se em Luanda, de 4 a 6 de Dezembro, vai servir para fazer o balanço e reflexão sobre a vida interna do partido.

José Eduardo dos Santos avisou que é um congresso de balanço e reflexão, que não vai proceder  à renovação de mandatos dos órgãos de direcção, sublinhando mais à frente que a renovação só tem lugar no Congresso Ordinário, previsto para o ano 2016, sob o signo da estabilidade, coesão e afirmação da liderança do MPLA na sociedade.

O líder do MPLA insistiu na necessidade do partido que detém a maioria no Parlamento acompanhar as transformações sociais para continuar a merecer a confiança dos eleitores e continuar a conduzir as transformações em Angola. “Se o partido não acompanhar a evolução social e estagnar, pode perder a confiança do povo e a liderança do processo de mudança”, defendeu.

O Presidente José Eduardo dos Santos recorreu a uma metáfora para vincar que não basta ao MPLA ter traçado um plano de mudança e crescimento do país. “Ao transformar a natureza para dela retirar o que necessita, o homem também se transforma”, disse o Presidente José Eduardo dos Santos, e acrescentou: “Quando um partido político concebe e realiza os seus planos para a transformação da sociedade, este partido também se deve transformar e crescer com essa sociedade”.

O líder do MPLA lançou as ideias de como deve ser feita essa transformação: “O  partido deve detectar as forças sociais de mudança e compreender a sua importância, carácter e dinâmica. Deve também prever as tendências da evolução social para que possa adaptar-se, conduzir os seus seguidores e o povo e manter a sua liderança”.

Foto: Jaimagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana