quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

“FALIDOS MAS LIVRES", GRITA-SE DE ATENAS PARA A EUROPA



Bruno Simões - Negócios

A praça Sintagma, em Atenas, voltou a acolher um protesto anti-austeridade. Desta vez, cerca de 15 mil gregos reuniram-se na principal praça de Atenas, em frente ao Parlamento, para apoiar o novo governo liderado por Alexis Tsipras.

Alexis Tsipras tem, dentro de portas, um trunfo para pressionar a Europa: o apoio popular. No espaço de apenas alguns dias, a praça Sintagma enche pela segunda vez para apoiar os esforços anti-austeridade do novo executivo grego. Esta quarta-feira à tarde foram cerca de 15 mil os gregos que optaram por criticar a política de austeridade da Europa, empunhando cartazes como "o povo está acima dos mercados". Há manifestações em várias outras cidades europeias.

"Falidos mas livres", "só pedimos que dêem uma oportunidade à Grécia", "Cuidado, a história está a assistir" ou "Europa, a resposta é a democracia" são algumas das mensagens que estão em cartazes empunhados por vários cidadãos, de acordo com vários "tweets" que estão a circular. A estimativa de 15 mil pessoas na praça Syntagma foi avançada pela polícia ao jornal grego Kathimerini.

O próprio primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, partilhou uma das fotos da manifestação em frente ao Parlamento grego, acompanhada de uma mensagem. "As pessoas estão a participar na batalha da negociação nas cidades da Grécia e da Europa – elas são a nossa força", escreveu Tsipras, na sua conta do Twitter.

Manifestações em toda a Europa chegam a Lisboa

A manifestação tem lugar no mesmo dia que marca a estreia de Yanis Varoufakis em reuniões do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro. O novo ministro das Finanças grego afastou a saída do seu país da moeda única. Além de Atenas, os gregos estão a manifestar-se em várias outras cidades helénicas, como Salónica. As manifestações também chegaram a Londres, Bruxelas ou Lisboa. 

Uma das manifestantes explicou à Reuters os motivos que a levaram a marcar presença na praça Syntagma, em Atenas. "Estamos aqui para apoiar a decisão do nosso governo. Estamos contra a austeridade e contra o resgate. Não é possível viver com 500 euros por mês. Detestamos Merkel porque a Alemanha é responsável pela nossa crise", afirmou Angela Dimou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana