quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Nyusi, empregado dos moçambicanos? Não será em vez disso outro carrasco?


O sujeito sorridente da foto é presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi. Foi ele que ao ser eleito se auto nomeou "empregado dos moçambicanos", estando para os servir após a eleição e tomada de posse do seu mandato.

Empregado? Não será antes outro carrasco que se senta na cadeira de que dispõe no Palácio Presidencial? 

O que faz ele para servir sem mácula os moçambicanos? Conforme prometeu insistentemente durante a sua campanha eleitoral? Que combate intenso e sério é que ele, do alto do seu presidencialismo, ordena e acompanha contra criminosos que roubam e assassinam moçambicanos e/ou estrangeiros?

Aos olhos de quem assiste impotente à miséria que grassa em Moçambique, ao alastramento da corrupção e do roubo dos que desempenham cargos distribuídos pela Frelimo em órgãos de soberania e etc. é evidente que Nyusi está muito longe das suas promessas e mais parece um cúmplice dos crimes constantemente constatados e das violações de Direitos Humanos, da ausência de um regime democrático e civilizado de facto. 

Para quem insiste na existência de crime organizado por elementos das pseudo "forças de segurança", às matanças e outros horrores, Nyusi o que parece representar e chefiar é um bando de criminosos que aterrorizam o povo moçambicano reservando-lhes várias formas de padecimento e injustiças. 

Quem diria que um "empregado" daquele jaez tem o descaramento e ausência de vergonha, a insensibilidade, de maltratar os seus "patrões", os eleitores que o elegeram e os restantes moçambicanos de outras forças políticas ou nem por isso? 

Na foto Nyusi sorri, sorri de quê? Da sua boa vida e boa vida dos seus iguais? Não será que é mais que hora de servir os moçambicanos que todos os dias padecem de carências básicas e de pugnar pela justiça social, assim como abolir a podridão que corrói o país por via de uma elite que há décadas depaupera a economia moçambicana e o desejado bem-estar dos moçambicanos? (MM | PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana