segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parceiros de Desenvolvimento acreditam nas reformas financeiras de Timor-Leste




SAPO TL

De acordo com a página do Governo timorense, foi alcançado um marco nas funções de construção do Estado de Timor-Leste. A Austrália, um dos principais parceiros de desenvolvimento, dá mostras de grande confiança no processo de reforma da Gestão das Finanças Públicas (GFP) que dura há quase quatro anos, comprometendo-se a começar a utilizar os sistemas internos de Timor-Leste para conceder os dólares da sua ajuda.

O “uso dos sistemas internos dos países” foi identificado por países do g7+ como uma das principais prioridades do processo de construção de paz e construção do Estado, com vista a melhorar o desenvolvimento sustentável.

Em 2007 o Governo de Timor-Leste encetou uma sólida agenda de reforma da Gestão das Finanças Públicas, incluindo a descentralização para acelerar a prestação de serviços, o fortalecimento de funções de ministérios operacionais e a criação de uma função pública competente e qualificada para dar resposta às necessidades da população.

A informatização e os novos sistemas têm estado na base das reformas, estando-se a implementar sistemas de controlo altamente avançados para monitorizar os fundos públicos.

A formação e a profissionalização da função pública continuam a ser compromissos tanto a curto como a longo prazo. A transparência é a pedra basilar das reformas e o Modelo de Transparência de Timor-Leste permite que qualquer utilizador aceda a informações que incluem o orçamento actual e orçamentos passados, a execução diária e o aprovisionamento.

O Secretário de Estado Ágio Pereira está muito grato pelo “apoio às nossas reformas e pela confiança que a Austrália demonstra no nosso sistema de Gestão das Finanças Públicas. Faremos o nosso melhor para corresponder às expectativas do povo de Timor-Leste e do povo da Austrália.”

SAPO TL com Governo Timor-Leste

Sem comentários:

Mais lidas da semana