sábado, 12 de novembro de 2011

Timor-Leste em Aveiro: DISSEMINAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO É O OBJETIVO



UA online

Certificados para melhorar ensino em Timor Leste

O Curso Intensivo de Formação, realizado no âmbito do Projeto de Reestruturação do Ensino Secundário chegou ao fim no dia 11, com a entrega de certificados aos primeiros 24 professores timorenses aptos segundo os parâmetros dos novos currículos. O objetivo é disseminar por todo o país o conhecimento entretanto adquirido.

Um grupo de 24 professores timorenses, liderado pelo Diretor Nacional do Currículo do Ministério da Educação de Timor Leste, Dr. Raimundo Neto, tem estado em Aveiro a participar do Curso Intensivo de Formação, resultante do projeto de Reestruturação do Ensino Secundário timorense coordenado pela Prof. Isabel Martins, tendo recebido na sexta-feira, dia 11 de novembro, os certificados referentes às 240 horas de «árduo trabalho» que efetuaram em Aveiro. «O que fizerem lá com esta aprendizagem é que mostra o que aprenderam» lançou a prof. Isabel Martins, em jeito desafio final aos formandos, «seus colegas».

A cerimónia foi presidida pelo Vice-reitor, Prof. Eduardo Silva, que lembrou que os novos formandos são «o pilar da mudança» na educação de Timor Leste e desejou que tenham «saído deste curso e da Universidade de Aveiro com a «sensação de terem os vossos objetivos cumpridos e que tenham ficado com boas recordações de Portugal, de Aveiro e da instituição», finalizando com o desejo de os voltar a encontrar «aqui ou em Timor Leste».

Um dos 24 professores que receberam o certificado foi Leoneto Pinto, de Balibó (local que ficou tristemente célebre devido ao assassinato de cinco jornalistas australianos no momento da invasão de Timor pelos indonésios, em 1975), da área de Literatura e Culturas e ficou com uma extraordinária opinião de Aveiro. «Quando se soube do curso, disseram-nos que o campus era uma pequena cidade, completamente autónomo. Os momentos que passámos aqui foram muito gratificantes pois professores, colegas e alunos do secundário eram muitos curiosos sobre a situação atual em Timor Leste, sobre a nossa cultura e forma de agir. Senti-me como se estivesse em casa, bem integrado e foram todos muito simpáticos connosco!»

Os formandos estarão presentes sábado, pelas 10h30,na Celebração Eucarística, presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro de homenagem aos mortos no massacre do Cemitério de Santa Cruz. De seguida, será dinamizada uma sessão de leitura de poemas alusivos a Timor Leste, à sua História recente e ao Massacre de Santa Cruz. Ambas as iniciativas decorrem no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) e estão abertas a todos aqueles que nelas desejarem participar.

Este curso de formação, que preparou os primeiros professores timorenses no âmbito destes novos currículos, permitindo formar outros professores em Timor Leste, é mais uma etapa do trabalho da equipa multidisciplinar da Universidade de Aveiro (UA) que tem estado a preparar o plano curricular do Ensino Secundário Geral, a construção dos programas das diversas disciplinas e, ainda, a elaboração dos respetivos manuais escolares para alunos e guias didáticos para professores.

A Prof. Isabel Martins, docente do Departamento de Educação e antiga Vice-reitora da UA coordena a equipa de 63 pessoas, multidisciplinar e que reúne maioritariamente professores do ensino secundário e superior e envolve docentes de nove Departamentos da UA. Uma formação secundária adequada à realidade timorense mas com qualidade internacional que garanta o acesso a qualquer universidade é a principal preocupação da equipa que está a conduzir toda a reestruturação do Ensino Secundário Geral de Timor Leste, uma ação financiada pelo Fundo de Apoio à Língua Portuguesa (IPAD) e pela Fundação Gulbenkian

Link para as fotos do evento:
http://fotos.ua.sapo.pt/sre/playview/300

Sem comentários:

Mais lidas da semana