sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Clima: Países da CPLP reúnem-se para procurar posição comum na cimeira de Durban



FPA - LUSA

Lisboa, 02 dez (Lusa) - Os países da CPLP vão procurar uma posição comum na 17.ª Cimeira da Convenção das Nações Unidas Contra as Alterações Climáticas, que decorre em Durban, África do Sul, disse o ministro timorense da Economia e Desenvolvimento.

João Gonçalves, que falava à Lusa em Lisboa a dias de partir para Durban, onde participará na cimeira da ONU, disse que já na segunda-feira se reuniu com a ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, tendo ambos procurado "uma visão conjunta, integrada" da posição a ter em Durban.

Questionado sobre a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), o ministro timorense disse: "Vamos tentar uma posição concertada, vamos reunir-nos lá e em princípio não há diferenças na nossa posição. As necessidades são comuns".

"As vulnerabilidades dos países da CPLP em África são idênticas, com certeza, às de Timor-Leste", afirmou, lembrando que todos estão no Grupo dos 77, organização que reúne países em desenvolvimento com o objetivo de promover os seus interesses económicos comuns e dar-lhes mais margem negocial no âmbito da ONU.

Além do Grupo dos 77, Timor-Leste está integrado no Grupo das Ilhas Pequenas (Small Island States), disse João Gonçalves, recordando que os dois grupos têm mesmo porta-voz. "Certamente poderemos trabalhar juntos", afirmou.

A 17ª Conferência das Partes (COP17) da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas decorre até dia 09 em Durban, na África do Sul, numa tentativa para que os países cheguem a acordo quanto à forma de manter a redução de emissões e às medidas de adaptação às situações já sentidas, como a seca ou as cheias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana