sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Portugal – Timor-Leste: Ministérios da Economia criam equipa mista para tratar da cooperação



FPA - LUSA

Lisboa, 02 dez (Lusa) - Os ministérios da Economia de Portugal e Timor-Leste vão constituir uma equipa técnica mista para trabalhar na cooperação entre ambos, que passará pela formação de profissionais timorenses e pela atração de investimento privado em Portugal, disse o ministro timorense.

João Gonçalves, que falava à Lusa após uma reunião em Lisboa com o homólogo português, Álvaro Santos Pereira, afirmou que no início de 2012, possivelmente em fevereiro, o governo timorense vai organizar uma ação de "promoção ao investimento em Timor-Leste", para atrair empresários portugueses.

O objetivo é "uma participação mais intensiva de empresários portugueses em Timor-Leste", seja através de parcerias com empresários timorenses, seja individualmente, "em busca dos grandes mercados [asiáticos], aproveitando os acordos comerciais" já assinados pelo governo de Timor-Leste.

Por outro lado, os dois ministros discutiram a necessidade de formação profissional e de recursos humanos em Timor-Leste, nomeadamente para constituir a agência de investimentos que o governo de Díli está a criar.

"Estamos a tentar criar uma agência de investimentos que atue como uma janela de atendimento único", explicou João Gonçalves, acrescentando que esta foi uma área "em que o ministro [Álvaro Santos Pereira} se prontificou a dar todo o apoio necessário".

O ministro timorense está em Portugal até segunda-feira, seguindo depois para Durban, na África do Sul, onde decorre a 17.ª Cimeira da Convenção das Nações Unidas Contra as Alterações Climáticas.

Em Lisboa, o ministro reuniu-se ainda com a ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território e realizou visitas ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a empresas das áreas turística e financeira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana