quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ministro dos Recursos Naturais diz que gasoduto deverá ir para Timor-Leste




Greater Sunrise Pipeline

Díli – O ministro dos Recursos Naturais, Alfredo Pires, disse que o Governo a ser eleito em 2012 deverá levar o Greater Sunrise Pipeline para Timor-Leste.

Embora o actual Governo não tenha conseguido trazer o gasoduto para Timor-Leste, Alfredo Pires disse que foi bem sucedido ao ter efectuado um estudo mais específico sobre esta opção.

O Governo está preparado para delegar os documentos sobre o gasoduto a quem vencer as próximas eleições, disse o ministro dos Recursos Naturais.

O Tratado do Greater Sunrise Pipeline, assinado pelos anteriores Governos timorense e australiano, não especifica uma forma clara de negociação para o actual Executivo trazer o gasoduto para Timor-Leste, referiu Alfredo Pires. O Governo do AMP deixa claro que o Greater Sunrise Pipeline deverá vir para o país.

«Posso garantir que, depois deste mandato, o Greater Sunrise Pipeline não irá para outro sítio. Nós vamos continuar a defender a nossa posição», referiu o responsável.

José Teixeira, porta-voz da FRETILIN, disse que o referido Tratado, assinado pelo anterior Governo, tinha aberto caminho para as negociações seguirem mas culpa o actual Executivo por não ter a capacidade de negociar de forma eficaz.

O deputado disse ainda que as declarações de Alfredo Pires são falsas e que o actual Governo apenas quer culpar alguém pelo seu fracasso no acordo.

«Em quatro anos e meio o Governo mentiu, dizendo que o gasoduto não pôde vir para Timor-Leste. É outra promessa do AMP que não foi cumprida. Eles devem responsabilizar-se pelo fracasso do projecto», declarou José Teixeira.
(c) PNN Portuguese News Network

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Timor Digital,

Não existe em Timor Ministro dos Recursos Naturais, esse Sr. é Secretário de Estado dos Recursos Naturais.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana